O eucalipto tratado ganha cada vez mais espaço na construção civil por ser um dos materiais com melhor custo-benefício do mercado. Isso porque, além do preço acessível e da ampla disponibilidade de venda, ele apresenta versatilidade nas aplicações, excelente durabilidade e se encaixa na proposta sustentável.
É importante ressaltar, inclusive, que o eucalipto mais usado no canteiro de obras é o de reflorestamento com grande eficiência tanto em ambientes internos quanto externos. Como resultado, fica simples ganhar em qualidade e ao mesmo tempo buscar algo com o preço bastante acessível.
Quer saber mais? Vamos mostrar no artigo abaixo 7 vantagens do eucalipto tratado e como escolher a melhor opção. Acompanhe:
1. Versatilidade de aplicações
Um dos principais diferenciais do eucalípto tratado na construção civil é a sua versatilidade de aplicações. Isso porque costuma ser resistente à chuva, à umidade e é uma das opções de matéria-prima sustentável disponível no mercado. Sem contar que se apresenta de maneira agradável visualmente, o que torna a procura ainda mais intensa.
Em sua classificação oficial, o eucalipto se enquadra como uma madeira dura estrategicamente direcionada para a montagem de estruturas de casas e edifícios. Como são árvores que crescem retas e longas trazem bastante estabilidade e o dobro de resistência em relação aos materiais da categoria.
Veja a seguir algumas aplicações do eucalípto tratado na construção civil:
- estruturas de telhados;
- cercas e painéis de diferentes proporções;
- componente de acabamento;
- estruturas de pontes e passarelas;
- revestimento e decoração;
- pergolados;
- portas e portões;
- móveis residenciais e comerciais;
- postes.
2. Relação custo-benefício do eucalipto tratado
O eucalipto tratado é definitivamente conhecido no setor como uma excelente relação custo-benefício e isso vai além da versatilidade de uso. Também contam muitos pontos, aqui, a alta resistência mecânica do material que permite a aplicação no formato de terças, pontaletes, caibros ou varões e tesouras.
É indispensável destacar o pouquíssimo afilamento nos comprimentos longos que é uma das principais preocupações no canteiro de obras. Se trata de uma qualidade capaz de colocar o eucalipto à frente de outras opções por proporcionar o uso do maior número de madeira na prática com menos desperdício.
3. Conforto térmico em altas temperaturas
A capacidade de adaptação em altas temperaturas permite que o eucalipto tratado seja considerado um excelente recurso de conforto térmico. Isso porque eleva a umidade do ar e consegue reduzir a amplitude da temperatura. O que, consequentemente, evita o calor excessivo em regiões de verão intenso.
Vale destacar ainda o alto índice de uso do material tanto no meio urbano quanto em construções rurais. Isso se deve ao seu fácil manuseio e à pré-moldagem responsável por enxergar o planejamento além das etapas iniciais. Além disso, mesmo sendo inflável, o eucalipto tem mais resistência ao fogo e queima bem devagar.
4. Matéria-prima seca e livre de odores
Para quem não abre mão de praticidade e eficiência no dia a dia do canteiro de obras, o eucalipto tratado se encaixa muito bem neste tipo de proposta por ser seco, livre de odores de óleos. Um detalhe interessante, inclusive, é que o seu cultivo nas florestas atua contra o aumento do efeito estufa.
Se trata do resultado da absorção do gás carbônico durante a fotossíntese, também chamado de “sequestro de carbono”. Dessa forma, no momento em que a biomassa do eucalipto é transformada em fonte de energia, as fábricas envolvidas no setor diminuem o consumo de combustíveis fósseis.
5. Não interfere em outros componentes
Outra preocupação recorrente do setor de construção civil é apostar em materiais que interferem na durabilidade de outros componentes e, assim, enfrentar uma série de dificuldades de manutenção. Dentro deste contexto, o eucalipto se apresenta como uma solução eficiente pela ausência de tração e compressão.
É também um material resistente ao sol, água e de fácil acesso no mercado em comparação com outras madeiras. Tudo isso com valor extremamente competitivo sem perder em qualidade. Costuma agradar ainda pela alta eficiência no cumprimento das funções técnicas sem deixar a beleza visual de lado.
6. Disponibilidade de estoque recorrente
Lidar com fornecedores que não cumprem prazos e causam um verdadeiro efeito dominó de problemas no andamento dos projetos é um pesado. Afinal de contas, de nada adianta escolher o melhor tipo de material se eles não chegam no tempo certo e é preciso colocar em prática soluções emergenciais sem o mesmo resultado.
Uma das principais vantagens de utilizar o eucalipto tratado, em uma situação como essa, envolve a ampla disponibilidade no mercado. Mesmo que seja uma árvore nativa da Austrália, também é cultivada de forma simples no Brasil por conta do clima subtropical que facilita o seu crescimento.
Se trata de uma alternativa bastante interessante em relação às madeiras tropicais afetadas frequentemente pelo excesso de colheita e práticas agrícolas agressivas ao meio ambiente de modo geral. O melhor caminho é procurar por prestadores de serviço que contem com disponibilidade de estoque recorrente e ofereçam suporte ambiental.
7. Extração em processo de manejo florestal
O trabalho com o eucalipto tratado no canteiro de obras deve focar em sustentabilidade para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo material. Com isso, tenha em mente que a madeira retirada da árvore de eucalipto precisa de poucos anos até amadurecer e ficar no estágio de colheita.
Uma curiosidade interessante está em ser uma das árvores mais altas do mundo ao alcançar até 54 metros de comprimento. Isso em um período entre seis e sete anos. Em uma rápida comparação, o plantio de madeira teca, por exemplo, leva cerca de 25 anos até atingir o ponto perfeito de colheita.
Então, vale entender o processo de manejo florestal no qual o material é colhido que combina sustentabilidade, eficiência e disponibilidade em curto prazo. Tudo acontece dentro da proposta de exploração consciente em que as árvores destinadas ao comércio são plantadas em uma área delimitada e regulamentada pelos órgãos fiscalizadores.
Agora ficou claro quais são as principais vantagens de utilizar eucalipto tratado na construção civil e como criar estratégias para a boa frequência do trabalho. O mais importante, neste caso, é procurar por um prestador de serviços que cumpra com todos os requisitos de sustentabilidade, como o manejo florestal, e mantenha o estoque de madeira legal e certificada sempre disponível.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre o que é reposição florestal e as vantagens do seu certificado.