A estrutura de madeira pode ser usada de várias formas na construção civil e se destaca por sua durabilidade e facilidade de corte exigida em soluções temporárias. Mas, além disso, este tipo de estrutura definitiva também costuma funcionar muito bem na base de edificações e traz adicionais interessantes de segurança.
O mais importante é compreender quais são as principais necessidades de cada projeto para usar os benefícios da peça e alinhá-las de maneira personalizada. Assim, será mais prático adotar medidas eficientes, otimizar a dinâmica interna e gerar resultados que chamam a atenção do mercado.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo as funcionalidades da estrutura de madeira no canteiro de obras e como escolher. Acompanhe:
Diferentes tipos de estrutura de madeira
Em diferentes etapas da construção civil, as estruturas de madeira temporária ou secundária são usadas como apoio para o desenvolvimento do serviço. Entre os principais exemplos, aqui, podemos citar os gabaritos de marcação nos primeiros pontos da obra, como fôrma para vigas, pilares e lajes ou no escoramento de estruturas.
Existem também estruturas temporárias de longa duração que cumprem funções de segurança indispensáveis dentro da dinâmica da obra, como na montagem do guarda-corpo. Completamente feito em madeira, este tipo de peça é parte das Normas Técnicas Regulamentadoras como uma proteção obrigatória contra queda.
Estrutura definitivas
Já as estruturas definitivas são usadas como base das edificações e receberam diversos avanços tecnológicos. Normalmente, são feitas com madeira na forma natural a partir de troncos maciços, molduras e painéis autoportantes. Ainda que existam várias opções no mercado atual, elas ainda se destacam pela durabilidade dos resultados.
Um diferencial interessante, inclusive, envolve os laminados colados que permitem estruturar prédios cada vez mais altos com agilidade e extrema segurança. Na prática, a solução representa uma ótima alternativa de sistema construtivo otimizado para o futuro e na aplicação complementar de escadas e telhados.
Maior aconchego em climas frios
Uma curiosidade interessante é que, ao longo da história da humanidade, a madeira foi um material usado com frequência em combinação com rochas e peles de animais para construir abrigos capazes de proteger contra predadores e intempéries de invernos rigorosos. O que comprova que a madeira ainda é uma das melhores opções de aconchego para estruturas em climas mais frios — mesmo diante de tantos avanços no setor.
Claro que muitas técnicas de isolamento térmico foram aprimoradas e vinculadas conforme espaços geográficos específicos. No entanto, a maioria das melhorias só se tornaram possíveis por conta da junção dos benefícios próprios já oferecidos pelas madeiras, de práticas milenares e recortes de juntas tratadas criteriosamente em alguns lugares de conhecimento ancestral, como o Japão.
Vantagens nos canteiros de obras
E por falar nas vantagens da estrutura em madeira e nas construções no país oriental, na cidade de Kyoto, é possível encontrar templos milenares que são usados como exemplos da incrível durabilidade do material. Já em terras brasileiras, é possível destacar construções em madeira de mais de 200 anos em Ouro Preto, Olinda e Salvador.
Mesmo que a arquitetura em metal tenha ganhado muitos adeptos, após a Revolução Industrial na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, as madeiras brasileiras usadas em estruturas são as mais resistentes aos ataques de organismos xilófagos. Isso significa que a escolha da estrutura adequada depende muito das necessidades do projeto.
Segurança
Os diferenciais em segurança também contam muitos pontos na comparação entre as estruturas de madeira e de metal. Por exemplo, o metal quando entra em contato com altas temperaturas, acaba deformado pela ocorrência do calor e perde a sua estrutura. Já a madeira desempenha uma função estrutural na própria natureza e depois de serrada, na estrutura de edificação, passa a funcionar como um elemento pré-moldado.
Como não existem processos de fabricação, o que determina a resistência da madeira, em uma situação como essa, é apenas a característica de sua espécie. Assim, quando usada na estrutura de uma edificação, se apresenta como elemento pré-moldado, leve, macio, de fácil montagem e com manutenção prática pela possibilidade de combater umidade com produtos encontrados facilmente no mercado.
Como vimos, a estrutura de madeira traz uma série de benefícios ao canteiro de obras. Seja em formatos temporários ou definitivos, é muito importante entender o que cada tipo de projeto exige para tomar boas decisões em relação à segurança e conforto em longo prazo. Diante disso, se torna mais simples também ter um projeto mais econômico, eficiente e sem perder em qualidade em nenhuma das frentes.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e assine nossa Newsletter para ficar por dentro de outras novidades do setor de construção civil.