Blog

Sinalização de obra: 4 itens obrigatórios para garantir a segurança

A construção civil é um dos setores com mais índices de acidentes de trabalho no Brasil e a melhor forma de aumentar a segurança é respeitar as diretrizes das Normas Regulamentadoras. Neste caso, a NR 26 fala especificamente sobre sinalização de obra e o que é preciso para indicar os pontos de risco.

Além da proteção em relação aos colaboradores do projeto, este tipo de medida também garante a melhor circulação dos motoristas e dos pedestres em torno da obra nas vias públicas. Mas para acertar na estratégia e nos pontos de localização dos itens, é preciso seguir rigorosamente a legislação. 

Separamos neste abaixo os 4 itens obrigatórios para a sinalização de obra e a melhor maneira de implementá-los. Acompanhe:

1. Barreiras e cones 

As barreiras e os cones costumam ser usados para garantir a segurança de colaboradores e veículos que circulam no entorno do canteiro de obras. Para que fiquem visíveis durante o período noturno, as peças em cores laranja e branco com fitas reflexivas ganham preferência no mercado com o objetivo de impedir acesso às áreas interditadas. 

É válido também posicioná-los em torno da proteção da equipe de trabalhadores e guiar o tráfego conforme o trabalho da construção avança. Caso seja necessário, outras cores são indicadas como forma de facilitar o entendimento da sinalização, como em áreas extremamente perigosas em que as peças devem ser vermelhas. 

2. Iluminação e sinalização noturna 

Em períodos de baixa luminosidade, é indispensável espalhar uma boa estrutura de iluminação e sinalização noturna pelo canteiro de obras. Além de aumentar a segurança, esta medida ainda permite que os colaboradores realizem as tarefas com mais precisão e qualidade na dinâmica do trabalho. 

Organize equipamentos, como luzes piscantes, refletores, lanternas em pontos estratégicos e garanta que todas as placas e sinalizações fiquem claramente visíveis. Elas precisam ser vistas por pedestres, trabalhadores e motoristas, permanecerem adequadas ao ambiente e apresentarem informações extremamente claras. 

3. Coletes refletivos 

De acordo com as diretrizes presentes na NR 18272, coletes refletivos e faixas refletivas fazem parte dos itens de sinalização obrigatórios de obra. Para que o colete tenha a eficiência desejada, a sua produção precisa ser feita conforme a NBR 15292 que visa dar ao trabalhador visibilidade durante 24 horas por dia e em 360º graus.

4. Itens de sinalização de obra no entorno

Em torno do canteiro de obras, ter as orientações corretas é o que mantém o fluxo das vias sem problemas de sobrecarga de trânsito e a segurança dos trabalhadores. Dessa forma, faça uma cuidadosa inspeção prévia para instalar em pontos estratégicos os itens de sinalização obrigatórios.

Eles devem indicar a prevenção de acidentes, orientações para evacuações emergenciais, perigos em determinadas áreas, determinar locais de acesso restrito e zonas de trabalho, entre outros. Para isso, são indicados tapumes de madeira, avisos luminosos, placas de fechamento e fitas refletivas. 

Agora você já sabe quais são os principais itens na sinalização de obra e como aumentar a segurança em torno dos trabalhadores, motoristas e pedestres. Mas vale ressaltar que cada detalhe faz a diferença quando se trata da construção civil e os Equipamentos de Proteção Coletivas (EPIs), especialmente os de madeira, atuam como reforço obrigatório na eficiência de uma dinâmica que evita qualquer tipo de acidente. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e conheça agora mesmo os serviços personalizados de proteções coletivas disponíveis no site da Mart Madeiras.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *