Entender o que é madeira certificada se mostra indispensável para projetar uma obra focada em qualidade e redução de impactos ao meio ambiente. De fato, a construção civil representa um dos setores mais problemáticos ecologicamente e isso exige a inclusão de soluções sustentáveis ao máximo.
Dentro deste contexto, a madeira certificada se destaca, justamente, por ser retirada da floresta em um processo consciente que aborda várias frentes de preservação. E a melhor parte é que, além de respeitar os princípios verdes, este tipo de material ainda apresenta alto nível de versatilidade e eficiência.
Quer saber mais? Vamos explicar neste artigo o que é madeira certificada e as principais vantagens de usá-la. Confira!
Entenda o que é madeira certificada
Atuar com madeira certificada é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar na construção civil. Isso porque este tipo de certificação garante que o material tem origem em florestas manejadas adequadamente.
Toda a realização do processo de extração respeita os princípios ambientais, econômicos e sociais. Além de ser uma excelente forma de atestar a preocupação com a consciência ambiental, a madeira certificada também permite alcançar preços justos sem perder em qualidade.
Vale destacar que produtos originados de florestas bem manejadas trazem a logomarca da certificadora. O objetivo, aqui, é que os consumidores possam identificar facilmente o histórico positivo do material e comprovem o cumprimento dos critérios sociais e ambientais exigidos pelos órgãos fiscalizadores.
Conheça o FSC (Forest Stewardship Council)
A logomarca da certificadora, na prática, é o FSC (Forest Stewardship Council) que representa o Conselho de Manejo Florestal. Ele possui um sistema específico de garantia que identifica os produtos feitos a partir do manejo consciente da floresta e atesta a sua qualidade para utilização.
Reconhecido internacionalmente, o FSC funciona como uma organização sem fins lucrativos e não governamental com foco em lutar contra o manejo predatório. Como resultado deste cuidadoso trabalho, ao escolher um fornecedor de madeira que conta com a Certificação FSC, a sua obra, automaticamente, contribui com o desenvolvimento sustentável e com o combate ao desmatamento.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que a madeira certificada pode ser oriunda de florestas naturais ou de reflorestamento. Muitas espécies nativas da Amazônia, por exemplo, recebem o selo que também é destinado a qualquer matéria prima de origem vegetal, como o madeiramento estrutural indicado diretamente para as construções.
Condutas e regras necessárias para obter o selo
Existem regras e condutas que devem ser cumpridas para obter o selo FSC. Além de seguir rigorosamente a legislação, a madeira comercializada não pode estar envolvida em esquemas irregulares de desmatamento, de trabalho escravo ou uso de substâncias químicas transgênicas. Confira outros pontos considerados:
- respeito aos direitos dos povos indígenas;
- conformidade com as leis nacionais e os direcionamentos do FSC;
- direitos, posses e responsabilidades do uso de terras;
- plano de manejo;
- monitoramento e avaliação;
- manutenção das florestas com alto valor de preservação.
Todos os princípios envolvidos nas regras de obtenção da certificação visam garantir que os recursos naturais sejam bem utilizados. De modo geral, existem três selos voltados para este setor. São eles:
- FSC Misto: materiais de até 30% de madeira não certificada;
- FSC Reciclado: produtos que contam com outros certificados de sustentabilidade;
- FSC 100%: com todas as madeiras certificadas.
Cabe destacar que a certificação traz muitos benefícios, mas a madeira comercializada sem o selo não é considerada ilegal. Este tipo de produto consegue entrar no mercado com o uso de uma licença ambiental específica e ao atender a legislação de exploração. O que faz com que ele se torne uma madeira legalizada dentro das exigências do país.
Conheça as vantagens de usar madeira certificada na construção civil
Dentro das exigências da construção civil, saber o que é madeira certificada e dar preferência a ela representa a garantia de que o manejo foi executado com respeito às regras ambientais e, por isso, o projeto consegue adotar uma pegada sustentável desde o início.
Entre os principais usos deste tipo de material no setor, podemos citar os pisos térmicos, as escadas, os decks, os forros e as divisórias. Todos elaborados com excelentes resultados em beleza, conforto térmico, elegância e a sensação de aconchego no ambiente.
Veja a seguir outras vantagens relacionadas!
Garantia da qualidade do produto
Cada etapa do trajeto percorrido pela madeira certificada pode ser acompanhada desde a sua origem. Sem contar que com o código de identificação em mãos, você consegue verificar se a certificação apresentada é verdadeira e ter certeza da qualidade oferecida.
Para o desenvolvimento do trabalho, a madeira certificada costuma ser considerada um material leve, o que facilita o seu manuseio. Também chamam bastante atenção as variações de características estéticas e a alta gama de possibilidades de uso em estilos arquitetônicos e decorativos.
Redução da quantidade de resíduos sólidos
Uma das principais preocupações de uma obra deve ser criar métodos otimizados para descartar resíduos e separá-los adequadamente. Com o uso da madeira certificada, no entanto, acontece automaticamente uma redução de resíduos sólidos.
O motivo é que este tipo de material já possui processo inteligente de sustentabilidade focado em gerar pouco desperdício. Assim, além de ganhar tempo por não precisar lidar com excesso de resíduos, ainda existe a redução de custos na aquisição de matéria-prima.
Possibilidade de assistência na escolha
Para encontrar a madeira certificada ideal, se torna indispensável contar com uma empresa fornecedora que seja referência no mercado. Como isso, fica mais simples receber o material necessário de maneira customizada e sem atrasos.
Outro diferencial está em não ter dificuldades em épocas de chuvas, pois existe a garantia de que o estoque está disponível conforme as necessidades de sua obra. Tudo isso a partir de um processo agilizado de compra com o suporte de assessoria técnica permanente.
Agora ficou claro o que é madeira certificada e quais são as principais vantagens de usá-la. Para quem está inserido no contexto da construção civil, o desenvolvimento de atitudes sustentáveis deve andar lado a lado com a aquisição de materiais de qualidade para que possam abrir novas oportunidades e facilitar o trabalho.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e nos siga no Facebook e LinkedIn para acompanhar novas postagens sobre o assunto.