Entender o que é madeira certificada se mostra indispensável para projetar uma obra focada em qualidade e redução de impactos ao meio ambiente. De fato, a construção civil representa um dos setores mais problemáticos ecologicamente e isso exige a inclusão de soluções sustentáveis ao máximo.
Dentro deste contexto, a madeira certificada se destaca, justamente, por ser retirada da floresta em um processo consciente que aborda várias frentes de preservação. E a melhor parte é que, além de respeitar os princípios verdes, este tipo de material ainda apresenta alto nível de versatilidade e eficiência.
Quer saber mais? Vamos explicar neste artigo o que é madeira certificada e as principais vantagens de usá-la. Confira!
Entenda o que é madeira certificada
Atuar com madeira certificada é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar na construção civil. Isso porque este tipo de certificação garante que o material tem origem em florestas manejadas adequadamente.
Toda a realização do processo de extração respeita os princípios ambientais, econômicos e sociais. Além de ser uma excelente forma de atestar a preocupação com a consciência ambiental, a madeira certificada também permite alcançar preços justos sem perder em qualidade.
Vale destacar que produtos originados de florestas bem manejadas trazem a logomarca da certificadora. O objetivo, aqui, é que os consumidores possam identificar facilmente o histórico positivo do material e comprovem o cumprimento dos critérios sociais e ambientais exigidos pelos órgãos fiscalizadores.
Conheça o FSC (Forest Stewardship Council)
A logomarca da certificadora, na prática, é o FSC (Forest Stewardship Council) que representa o Conselho de Manejo Florestal. Ele possui um sistema específico de garantia que identifica os produtos feitos a partir do manejo consciente da floresta e atesta a sua qualidade para utilização.
Reconhecido internacionalmente, o FSC funciona como uma organização sem fins lucrativos e não governamental com foco em lutar contra o manejo predatório. Como resultado deste cuidadoso trabalho, ao escolher um fornecedor de madeira que conta com a Certificação FSC, a sua obra, automaticamente, contribui com o desenvolvimento sustentável e com o combate ao desmatamento.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que a madeira certificada pode ser oriunda de florestas naturais ou de reflorestamento. Muitas espécies nativas da Amazônia, por exemplo, recebem o selo que também é destinado a qualquer matéria prima de origem vegetal, como o madeiramento estrutural indicado diretamente para as construções.
Condutas e regras necessárias para obter o selo
Existem regras e condutas que devem ser cumpridas para obter o selo FSC. Além de seguir rigorosamente a legislação, a madeira comercializada não pode estar envolvida em esquemas irregulares de desmatamento, de trabalho escravo ou uso de substâncias químicas transgênicas. Confira outros pontos considerados:
- respeito aos direitos dos povos indígenas;
- conformidade com as leis nacionais e os direcionamentos do FSC;
- direitos, posses e responsabilidades do uso de terras;
- plano de manejo;
- monitoramento e avaliação;
- manutenção das florestas com alto valor de preservação.
Todos os princípios envolvidos nas regras de obtenção da certificação visam garantir que os recursos naturais sejam bem utilizados. De modo geral, existem três selos voltados para este setor. São eles:
- FSC Misto: materiais de até 30% de madeira não certificada;
- FSC Reciclado: produtos que contam com outros certificados de sustentabilidade;
- FSC 100%: com todas as madeiras certificadas.
Cabe destacar que a certificação traz muitos benefícios, mas a madeira comercializada sem o selo não é considerada ilegal. Este tipo de produto consegue entrar no mercado com o uso de uma licença ambiental específica ao atender a legislação de exploração. O que faz com que ele se torne uma madeira legalizada dentro das exigências do país.
Conheça as vantagens de usar madeira certificada na construção civil
Dentro das exigências da construção civil, saber o que é madeira certificada e dar preferência a ela representa a garantia de que o manejo foi executado com respeito às regras ambientais e, por isso, o projeto consegue adotar uma pegada sustentável desde o início.
Entre os principais usos desse material na construção civil estão pisos térmicos, escadas, decks, forros e divisórias. Todos elaborados com excelentes resultados em beleza, conforto térmico, elegância e sensação de aconchego no ambiente.
Veja a seguir outras vantagens relacionadas!
Garantia da qualidade do produto
Cada etapa do trajeto percorrido pela madeira certificada pode ser acompanhada desde a sua origem até a chegada ao destino. Sem contar que com o código de identificação em mãos, você consegue tirar dúvidas previamente sobre a qualidade do material que irá receber.
Para o desenvolvimento do trabalho, a madeira certificada costuma ser considerada um material leve, o que facilita o seu manuseio. Também chama bastante atenção a variação estética e a alta gama de possibilidades de uso em estilos arquitetônicos e decorativos.
Vale destacar que quando a madeira certificada é aplicada de maneira correta e cumpre as determinações legais, a durabilidade se torna extensa com uma série de fatores positivos ao meio ambiente e a imagem da empresa diante dos clientes no segmento. Muito diferente das madeiras de origem duvidosa que tendem a causar problemas durante o uso.
Veja alguns exemplos abaixo:
- redução da resistência natural por exposição indevida a umidade;
- chances de abaular por ser madeira reconstituída;
- deformação da madeira pelo alto nível de umidade;
- empenamentos, rachaduras e trincos pelo processo de secagem inadequado;
- ausência de tratamentos obrigatórios contra fungos, insetos e pragas;
- dilatação e contração pelas variações térmicas.
Redução da quantidade de resíduos sólidos
Uma das principais preocupações de uma obra deve ser criar métodos otimizados para descartar resíduos e separá-los adequadamente. Com o uso da madeira certificada, no entanto, acontece automaticamente uma redução de resíduos sólidos.
O motivo é que este tipo de material já possui processo inteligente de sustentabilidade focado em gerar pouco desperdício. Assim, além de ganhar tempo por não precisar lidar com excesso de resíduos, ainda existe a redução de custos na aquisição de matéria-prima.
Acesso a novos parceiros
Atuar com madeira certificada e estender as preocupações em relação às práticas sustentáveis para outras etapas do canteiro de obras é um diferencial no posicionamento da empresa em um mercado cada vez mais preocupado em reduzir impactos ambientais. Sem contar que buscar por métodos menos impactantes ao meio ambiente permite acesso a novos parceiros e influencia positivamente nas decisões dos colaboradores.
Pesquise os tipos de madeira mais usados
A escolha do melhor tipo de madeira certificada passa pela pesquisa sobre as opções mais usadas em canteiros de obras e em setores industriais. De modo geral, as espécies de Pinus e Eucalipto se destacam pela versatilidade, qualidade e durabilidade. O eucalipto, por exemplo, é muito fácil de encontrar nas áreas de reflorestamento.
Além disso, apresenta bom custo-benefício, tração e compressão. Se encaixa na proposta sustentável e permite o isolamento térmico e acústico por inibir a passagem de calor. Ainda que nativo da Austrália, o Eucalipto é bastante cultivado no Brasil com uso predominante em alguns segmentos.
Veja os principais:
- vigas estruturais;
- cercas;
- pergolados;
- portas;
- portões;
- entre outros.
Já no caso da madeira de PInus, a ampla procura na construção civil acontece pela sua flexibilidade na definição dos projetos e a disponibilidade de opções 100% retiradas de florestas plantadas. O que agrega valor ao conceito sustentável com facilidades em receber furos, colagens, desdobramentos e outras interferências.
Costuma ser usada no fechamento de obras, nas marcações de áreas estruturais internas, na confecção de mobiliários e estruturas de soluções temporárias, nos pés de andaimes e no escoamento de lajes. Vale destacar que este tipo de madeira também pode ser encontrada com os nomes de Pinus Elliottii, Pinheiro e Pinheiro-Americano.
É uma madeira bem preparada para resistir às intempéries climáticas e passa por tratamentos capazes de proteger contra os ataques de fungos e insetos. Responde com excelência em ambientes com maior propagação de umidade e ainda tem o adicional de gerar um acabamento muito bonito visualmente.
Interferência da cor da madeira
Existem dúvidas em relação à interferência da cor da madeira em sua funcionalidade. Na prática, as tonalidades do material são determinadas pelas características de cada espécie e os métodos dos ciclos implementados nas peças até o momento da comercialização.
É válido destacar, inclusive, que algumas colorações presentes nas madeiras não surgem apenas por conta dos pigmentos coloridos dos extrativos. Eles estão diretamente ligados às necessidades próprias do ciclo de vida da árvore que gera metabólitos essenciais em proteínas, ácidos graxos e polissacarídeos.
Os processos de escurecimento acontecem por meio da fotodegradação e do método natural. Apesar de não ser de maneira definitiva, a fotodegradação resulta da oxidação da madeira após exposição à luz solar. Assim, as tonalidades voltam a sofrer alterações depois de um tempo porque somente a celulose permanece na superfície dos itens.
Veja os riscos de usar madeira sem certificação
Na compra de madeira certificada, tanto fornecedores quanto clientes devem cumprir diversas responsabilidades. Um dos exemplos mais complexos está presente na Lei 9.605 /98 que define o transporte e o armazenamento de madeira sem a devida documentação como crime ambiental.
Além disso, se existir a ausência dos certificados, como o FSC, não é possível saber diante de qual método de trabalho a madeira foi originada. O que em algumas situações pode ser resultado de condições precárias analogas à escravidão, de desmatamento irregular e exploração de florestas presentes em unidades de conservação.
Atenção ao preço
Preços muito abaixo dos praticados pelo mercado indicam sinais de alerta em relação à falta de certificação da madeira. Normalmente, os esquemas de comercialização ilegais não cumprem as regras exigidas pelos órgãos fiscalizadores e tendem a inserir documentos fraudulentos nos produtos e realizar sonegação.
Evidentemente que apenas a oferta por um preço mais baixo não significa a ilegalidade da madeira. Porém, é essencial exigir as certificações obrigatórias das entidades envolvidas em todas as situações, como o Conselho de Manejo Florestal, e a emissão do DOF para garantir a conformidade ambiental.
Conte com a ajuda de um fornecedor experiente
Para encontrar a madeira certificada ideal, se torna indispensável contar com uma empresa fornecedora que seja referência no mercado. Como isso, fica mais simples receber o material necessário de maneira customizada e sem atrasos.
Outro diferencial está em não ter dificuldades em épocas de chuvas, pois existe a garantia de que o estoque está disponível conforme as necessidades de sua obra. Tudo isso a partir de um processo agilizado de compra com o suporte de assessoria técnica permanente.
Procure por uma opção que tenha recursos tecnológicos, como a Mart Madeiras, técnicos à disposição para atuar no desenvolvimento de projetos, acompanhamento em tempo real de entregas, desburocratize os contratos, traga soluções no aumento de produtividade e foco na qualidade dos produtos.
Serviços eletrônicos
Ter serviços eletrônicos disponíveis é outro diferencial, já que na dinâmica de compra e venda atual se torna indispensável acompanhar as entregas de pedidos em tempo real. Em situações de uso da madeira certificada para a construção civil, então, isso ganha ainda mais importância por conta do rigor com o cumprimento de prazos.
Como tudo está diretamente relacionado aos fluxos de trabalho, o suporte dos serviços eletrônicos permite tirar dúvidas com antecedência, criar planejamentos alinhados com outros setores da equipe, entender como os materiais serão transportados até o destino em segurança e organizar bem o armazenamento após a chegada.
O uso de softwares especializados que otimizam a realização do trabalho e coletam dados confiáveis também conta muitos pontos. Um bom exemplo disso é o EPR que traz o serviço de gestão empresarial com o intuito de unificar a visualização dos resultados e criar históricos personalizados das estratégias colocadas em prática.
Assessoria ambiental
E para completar a força-tarefa responsável pelo serviço impecável de fornecimento de madeira certificada está a assessoria ambiental. Trata-se de solucionar de maneira simples todos os trâmites envolvidos e ter os esclarecimentos necessários sobre sobre o Sistema DOF (Documento de Origem Florestal) do IBAMA com foco em adequar os parceiros de acordo com as legislações e normas regulatórias vigentes.
Agora ficou claro o que é madeira certificada e quais são as principais vantagens de usá-la. Para quem está inserido no contexto da construção civil, o desenvolvimento de atitudes sustentáveis deve andar lado a lado com a aquisição de materiais de qualidade para que possam abrir novas oportunidades e facilitar o trabalho.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e preencha o formulário disponível no site da Mart Madeiras para saber mais sobre a compra de madeira certificada.





