O uso da madeira engenheirada na construção civil traz revoluções em pontos do trabalho e nos impactos causados ao meio ambiente. Em uma proposta que reúne eficiência, sustentabilidade e mais produtividade, este tipo de matéria-prima passa por uma dinâmica de engenharia criteriosa e é pré-fabricada.
Afinal, após a retirada nas florestas, acontece uma seleção focada em potencializar os seus benefícios no canteiro de obras. Como se trata de uma madeira mais resistente do que as opções tidas como comuns, é fundamental que você conheça todos os seus diferenciais para tomar as melhores decisões.
Pensando nisso, preparamos os tópicos abaixo que explicam o que é a madeira engenheirada e a melhor forma de usá-la. Acompanhe:
Veja o que é madeira engenheirada
A madeira engenheirada faz parte de estratégias da construção civil para investir em sustentabilidade e tecnologia. Na prática, ela é resultado de uma série de processos de engenharia em um modelo pré-fabricado que sai da floresta diretamente para fábricas. Já no passo seguinte, chegam as complexas etapas de seleção.
Aqui, os nós presentes no material são retirados, as trincas e as possíveis rachaduras, com a adição do alinhamento das fibras. Com isso, as madeiras se tornam tábuas, lâminas e micropartículas de modo geral capazes de facilitar a união eficiente das peças com pregos e cavilhas.
Alta resistência
Voltada para o conceito de sustentabilidade e tecnologia no canteiro de obras, a madeira engenheirada apresenta muito mais resistência do que a madeira comum. E o motivo disso vai além de sua composição e abrange também o controle de qualidade que é minuciosamente feito nas fábricas do setor.
A madeira engenheira ganha, dessa forma, mais leveza para o uso na dinâmica de trabalho e promove ampla facilidade nas movimentações necessárias. Tudo isso com menos geração de resíduos por conta de ser um item pré-fabricado e a conquista significativa de rentabilidade ao projeto.
Principais tipos
Agora que você já sabe o que é madeira engenheirada e como sua fabricação funciona, chegou o momento de falarmos sobre os principais tipos disponíveis no mercado. Depois dos processos de composição e transformação, os modelos confeccionados giram em torno de pilares, vigas e pilares estruturais.
Por exemplo, os pilares e as vigas costumam ser feitos de madeira laminada colada e LVL, proveniente de Laminated Veneer Lumber, relacionada à madeira microlaminada. Já no caso dos painéis estruturais usados na construção de paredes tradicionais e lajes, a madeira é submetida ao processo chamado de CLT.
A sigla significa Cross Laminated Timber (Madeira Laminada Colada Cruzada) que trata de madeiras coladas de maneira perpendicular uma na outra. Tende a ser priorizada em alguns formatos de obra pela alta flexibilidade e pela exigência de grandes deformações para sofrer qualquer tipo de dano.
Pesquise sobre as aplicações
Bastante versátil e repleta de benefícios, para que a madeira engenheirada realmente funcione no canteiro de obras é preciso pesquisar sobre suas aplicações. Entre as principais estão fabricação de móveis, como no caso do compensado, construções residenciais e comerciais, pisos, vigas, tábuas, colunas, entre outros.
Toda a versatilidade apresentada, aqui, está relacionada ao processo de fabricação superar limitações da madeira maciça que interferem diretamente nos resultados de uma edificação. A opção engenheirada traz mais uniformidade, estabilidade e maximiza o uso de madeira certificada como um excelente isolante acústico e com o diferencial de oferecer conforto térmico.
Cuidados na durabilidade
Apesar da excelente durabilidade, é preciso tomar alguns cuidados para a preservação da madeira engenheira. Eles são feitos ainda na etapa de produção a partir de um tratamento com revestimentos e produtos químicos capazes de proteger contra a absorção de água e outros tipos de deterioração.
É indispensável, inclusive, que os itens contenham medidas específicas de controle de umidade que envolvem estratégias de ventilação e barreiras de contenção. Em locais com intensa variação climática, o acompanhamento adequado reduz consideravelmente as chances de empenamento e torção.
Aproveite os diferenciais em sustentabilidade
Questões sobre sustentabilidade representam pautas urgentes no cenário da construção civil atualmente. Diante disso, a escolha da madeira engenheirada também é um acerto na redução de impactos ao meio ambiente por usar a junção de peças em sua produção que seriam inicialmente descartadas.
Trata-se de um processo que também contribui para a preservação de floresta por ter madeiras retiradas a partir da técnica de manejo florestal. Todo o cultivo, aqui, foca em reproduzir o ciclo natural, criar um sistema de rodízio de corte e delimitar quais setores podem ser destinados ao consumidor final.
Custos
Vale observar cuidadosamente os custos que envolvem trabalhar com madeira engenheirada no canteiro de obras. Normalmente, varia conforme alguns fatores, como as necessidades de cada projeto, o tamanho e espessura do item, a qualidade da matéria-prima e os custos da produção.
Mais um ponto que merece atenção é que os preços da madeira engenheirada podem sofrer alterações a partir da região em que é produzida e se a demanda de mercado estiver alta. O que exige a busca por um fornecedor com estoque recorrente, experiência no assunto e preços competitivos para excelentes negociações.
Receba consultoria especializada
Diante de tantas complexidades na escolha das matérias-primas de qualidade e que atendam aos conceitos sustentáveis, é fundamental contar com ajuda de um serviço de consultoria especializada. A partir do olhar estratégico de uma equipe que conhece os caminhos do mercado, fica mais simples desenvolver projetos de sucesso.
Tudo isso sem deixar de lado soluções personalizadas para agregar valor diante das altas exigências dos clientes e cumprir as legislações ambientais obrigatórias. É exatamente em um planejamento bem elaborado que os benefícios da madeira engenheirada costumam ganhar ainda mais desdobramentos competitivos.
Conhecimento do material
A madeira engenheirada é um material que se torna cada vez mais popular no segmento, porém, ainda encontra algumas dificuldades na dinâmica de trabalho por falta de conhecimento sobre o material. Acostumados com a frequência de uso das estruturas de concreto armado, eles não aproveitam todos os benefícios relacionados.
Então, vale desenvolver esquemas de treinamento para que o potencial da madeira engenheira seja amplamente divulgado e as soluções implementadas amadureçam em conjunto. Com a troca de ideias entre os gestores e o time do canteiro de obras, o cumprimento de prazos é certo e a qualidade redobrada.
Apostar na madeira engenheirada representa um diferencial e tanto na dinâmica do canteiro de obras e na apresentação de resultados. Especialmente em relação às exigências presentes no mercado, aos impactos sustentáveis e na produtividade da equipe. Tudo isso, com a ajuda de uma empresa especializada em consultoria ambiental, traz um padrão de qualidade mais elevado e a conscientização interna em longo prazo.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite para seguir nosso Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp e ficar por dentro de uma série de novidades sobre o assunto.