Na desafiadora busca por agilidade e sustentabilidade no canteiro de obras, a construção a seco cresce como uma verdadeira tendência no mercado. De fato, são muitas vantagens que enchem os olhos dos gestores com destaque para a redução de custos em todas as fases relacionadas.
O grande segredo para que tudo aconteça como o esperado em questões de estrutura, conforto e segurança é compreender quais são as necessidades do projeto e as indicações específicas das técnicas mais usadas. Por conta disso, para ajudá-lo a tomar este tipo de decisão, separamos nos tópicos abaixo os 5 formatos de construção a seco.
Acompanhe:
1. Wood Frame
O Wood Frame representa uma opção com baixíssima geração de resíduos e que se encaixa perfeitamente em uma proposta de canteiro de obras sustentável. Outro ponto interessante está no melhor gerenciamento dos custos no orçamento, o que fez o Wood Frame crescer bastante na preferência de construções de médias proporções.
Sua estrutura é feita em peças de madeira de reflorestamento que traz vantagens em qualidade, durabilidade, eficiência e conforto. Além disso, existe ainda reforço no isolamento acústico e térmico de forma adaptável conforme o tipo de estrutura solicitada na operação.
2. Painéis EPS
De alta resistência e baixo peso para movimentação, os painéis EPS são feitos em poliestireno expandido e montados em telas ou estruturas de aço. Diante disso, se tornam eficientes isolantes térmicos muito usados em regiões de clima frio e em câmaras frigoríficas de supermercados.
De acordo com as necessidades da construção, os painéis usados precisam ser concretados ou parafusados em pontos específicos. Costuma ser uma boa sugestão de substituição à alvenaria no canteiro de obras e dispensa a aplicação de reboco, baldrames, assentamentos e uma série de outros trabalhos adicionais.
3. Placas de gesso
Também chamada de Drywall, a técnica de construção a seco feita com placas de gesso é uma das mais procuradas pela economia gerada e a otimização do trabalho. Aqui, a partir de diferentes espessuras, que são definidas conforme a orientação de aplicação, as placas de gesso são montadas em uma estrutura de aço.
Cobertas de papel cartonado, elas oferecem excelentes isolamentos térmicos e acústicos em montagens com placas duplas. Para quem precisa de resultados ainda melhores em relação ao aquecimento e barulho, é possível preencher os espaços com lã mineral e dobrar a eficiência não só de vedação, como de acabamento.
4. Parede dupla de concreto
Outra opção interessante em obras maiores é a técnica da parede dupla de concreto. Usada com frequência em construções de estabelecimentos comerciais e de grandes estruturas, como no caso de shoppings, galpões e residências em terrenos de condomínios fechados.
Um dos principais diferenciais do sistema, neste caso, é o uso estratégico de placas de concreto pré-fabricadas conectadas por meio de armaduras em treliça. Depois da instalação, os espaços sobressalentes entre as paredes podem ser preenchidos com itens de isopor, poliuretano expandido e concreto.
A agilidade na construção a seco com a parede dupla costuma ser muito procurada por gestores que estão com prazos apertados para concluir a operação, já que a necessidade de mão de obra é menor do que nas outras opções de alvenaria ou sistemas mais tradicionais do mercado.
5. Steel frame na construção a seco
A técnica de Steel frame é composta por perfis de aço galvanizado fabricados a frio e montados com a intenção de uso como estrutura de esqueleto das edificações. A base se forma em uma espécie de fundação com o auxílio de chumbadores. Vale destacar que o aço é muito mais leve do que a alvenaria, o que simplifica o trabalho na fundação.
Já o acabamento pode ser feito em uma grande variedade de materiais, como placas de gesso ou forros reforçados de madeira. Também chamada no mercado de “light steel frame”, este tipo de técnica traz como principais diferenciais em seus resultados o aumento da agilidade, organização na dinâmica e melhor visão de planejamento.
Conceito sustentável
A construção a seco é uma forte amiga do meio ambiente por reduzir o consumo de água, de energia elétrica e até mesmo de máquinas poluentes. Inclusive, conquistar um canteiro de obras mais limpo representa uma pauta urgente no setor, pois a construção civil está no topo da lista das atividades mais impactantes negativamente.
Vale destacar que o mercado valoriza empresas que se posicionam com ética e responsabilidade social sobre o assunto. E é, justamente, por isso que usar madeira de reflorestamento faz tanta diferença no desenvolvimento de padrões de qualidade e na busca por novos parceiros.
Este tipo de matéria-prima, que serve como base da técnica Wood Frame, é retirada de áreas florestais já preparadas previamente para a atração destinada à venda no comércio autorizado. O que não provoca desmatamento ilegal e tudo se encaixa dentro de ciclo reprodutivo pensado para atender as demandas do setor.
Fornecedor com matéria-prima recorrente
No entanto, um problema que assola quem busca trabalhar na construção civil com madeira como matéria-prima é a sazonalidade de alguns fornecedores que não disponibilizam estoque recorrente. Busque por uma opção de prestador de serviço que trabalhe com opções de madeira legal e certificada a pronta entrega.
Tudo isso com a possibilidade de programar o recebimento do material com antecedência e evitar qualquer atraso no cumprimento de prazos nos contratos estabelecidos. Trata-se de um trabalho com assessoria completa em que são identificados os tipos de produtos mais interessantes ao seu projeto e o adicional de consultoria ambiental estratégica.
Fidelidade de orçamento
Mais uma vantagem interessante dentro da dinâmica inteligente da construção a seco envolve a fidelidade de orçamento em todas as etapas. Existe, na prática, uma boa redução nos custos também ao final do projeto pelo uso de uma função mais acessível e prática de construir.
É indispensável citar que, além de utilizar materiais sustentáveis e de qualidade, o trabalho com construção a seco deve ser feito por uma equipe que tenha bastante conhecimento técnico sobre o assunto. Afinal, mesmo que tenham muitas semelhanças com os métodos tradicionais, é preciso pontuar diferenças específicas na preservação da segurança.
Agora ficou claro como usar as técnicas de construção a seco e aproveitar as principais vantagens relacionadas. Vale contar com ajuda especializada de uma empresa experiente no fornecimento de matéria-prima e que realize consultoria no canteiro de obras para entender qual método melhor se encaixa em cada situação. Assim, as chances de agregar valor ao resultado, cumprir prazos e criar padrões de qualidade são muito maiores.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e acesse agora mesmo o site da Mart Madeiras para conhecer soluções personalizadas na construção a seco.