Blog

Saiba agora o que é madeira seca e os seus principais benefícios!

Usar madeira seca na construção civil é uma boa alternativa para garantir mais resistência nos acabamentos e melhorar os índices de produtividade. De fato, este tipo de matéria-prima ganha no próprio processo de secagem reforços contra o apodrecimento e desenvolve redução da densidade.

Vale destacar que, em uma madeira considerada seca, a sua umidade deve ser igual ou inferior à umidade de equilíbrio presente na estrutura da madeira como um todo. E o caminho até alcançar o ponto correto, neste caso, exige uma série de cuidados especiais que variam conforme a indicação de uso no canteiro de obras. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é madeira seca, quais são os seus principais benefícios e como escolher o fornecedor adequado. Acompanhe: 

Veja o que é considerado madeira seca

Madeira seca é aquela em que o teor de umidade residual permanece em nível igual ou menor do que a umidade de equilíbrio da madeira. Na prática, isso significa que a umidade da madeira entra em harmonia com o ambiente que a envolve. O processo de secagem, neste caso, acontece de maneira estratégica para evitar uma série de danos. 

Entre os principais estão o apodrecimento da madeira, o surgimento de bolhas, de mofo, de cupins ou até mesmo de fungos. Pode ser feito ao ar livre, com a madeira empilhada em camadas distribuídas em sarrafos ou tabiques específicos, e também em estufas especialmente projetadas conforme as características de cada material.

Conheça as indicações de uso

Muito usada na construção civil e na indústria de modo geral, a madeira seca apresenta dimensões uniformes e estáveis e teor de umidade constante. O que faz com que o material se torne ideal para a fabricação de vários tipos de produtos. Além de ser fácil de trabalhar e proporcionar grande resistência física e durabilidade natural. 

Diante disso, costuma ser aplicado frequentemente em áreas externas, na fabricação de pallets de transporte, portas e janelas, madeira colada, madeira aplainada, móveis em ambientes aquecidos, instrumentos musicais e pisos laminados. Tudo isso com a possibilidade de ter melhores resultados em acabamentos em tintas e verniz. 

Aproveite os diferenciais da madeira de ipê 

A madeira seca de ipê é uma das mais densas do mercado e chama a atenção por sua versatilidade. Inclusive, ela pode ser encontrada como pisos, pranchas, vigas, lâminas, toras, decks, entre outros. Suporta altas cargas e pressões e, na construção civil, o seu principal direcionamento está voltado para estruturas de pontos, vigas e esquadrias.

Vale reforçar a alta resistência às alterações climáticas e aos parasitas que fazem do Ipê o material mais indicado em decks, jardins, entorno de piscinas, revestimento de paredes, tetos e na decoração de maneira ampla. Por conta do seu encorpamento, o trabalho com a madeira de ipê seca pode encontrar algumas dificuldades de movimentação. 

Padrões de qualidade 

No entanto, o processo de secagem reduz a movimentação dimensional, atuam fortemente na flexibilidade do material e reforçam a resistência física. Para acertar em cheio na escolha do que será usado em seu canteiro de obras, por exemplo, se torna indispensável priorizar produtos submetidos a rigorosos padrões de qualidade. 

Sem contar que eles devem ser frequentemente inspecionados em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e atenderem às exigências de pautas sustentáveis. Este tipo de tema é uma dor urgente no mercado e deve receber atenção especial na construção civil porque reduz custos e traz mais dinâmica ao trabalho. 

Processo de secagem

Agora vamos falar mais detalhadamente sobre os processos de secagem da madeira. Além de deixá-la ao ar livre e em estufas, existe ainda a possibilidade de usar ventilação forçada. De maneira mais ampla, no método ao ar livre, as tábuas devem ser espaçadas com a intenção de permitir que o ar transite entre elas e reduza a umidade. 

É uma opção normalmente procurada como pré-secagem que otimiza o tempo de secagem posterior na estufa. O esperado é que, nas primeiras duas semanas de secagem, a madeira perde quase metade do seu teor de umidade, mas os números dependem de algumas questões, como espessura das peças, direção do corte, espécie, clima e estação do ano.

Montagem da pilha 

A montagem correta da pilha é uma questão fundamental no sucesso da madeira seca. Aqui, ela deve ser feita com isolamento do solo, cobertura adequada e alinhamento das peças. O time envolvido precisa priorizar o uso de pranchas de mesmas dimensões, espécie e teor de umidade da madeira inicial. 

Já a secagem em estufa tende a ser mais comum em companhias da área de movelaria, pisos, esquadrias e painéis. A operação é composta por três fases: aquecimento, secagem e uniformização. O toque final consiste em homogeneizar a umidade nas posições dentro das peças e em espaços no meio. 

E, por último, a ventilação forçada usa ventiladores posicionados estrategicamente em galpões que podem ser acompanhados de sistemas de aquecimento. O foco, em uma situação como essa, é usar as alterações e diminuir o tempo de secagem das madeiras empilhadas. 

Priorize madeira legal e certificada

E para reunir qualidade, resistência e o conceito sustentável indispensável nos projetos atuais, uma boa sugestão é buscar por madeira legal e certificada. Disponível nos mais diversos formatos, este tipo de material se aplica na construção civil como uma solução de redução de impactos ambientais que permite se posicionar estrategicamente. 

O grande diferencial está em trabalhar com itens oriundos do processo de reposição florestal que consiste em retirar madeira especificamente com um plano de compensação consciente. Assim, as áreas de extração são devidamente regulamentadas e delimitadas por órgãos fiscalizadores que impedem prejuízos em longo prazo.

Conte com fornecedor de estoque recorrente de madeira seca

A maior preocupação de quem busca por madeira seca no mercado é manter bom relacionamento com um fornecedor que ofereça estoque recorrente. Afinal de contas, é comum ter vários problemas de atrasos e rompimentos de contratos por sazonalidades, indisponibilidade de envio imediato e até peças com qualidade diferente da solicitada.

O mais indicado, diante disso, é priorizar a ajuda de uma empresa experiente no assunto que seja referência em madeira legal e certificada, tenha estoque recorrente de matéria-prima, trabalhe com envio rápido e ofereça assistência completa e personalizada na experiência de compra. 

Agora você já sabe o que é considerado madeira seca e quais são os seus principais diferenciais no mercado. O importante na hora de escolher o que se encaixa com as necessidades do seu projeto no canteiro de obras é contar com ajuda especializada e avaliar não só qualidade e durabilidade, como também as condições em que o material ficará exposto. Assim, o trabalho ganha eficiência, redução de custos e sustentabilidade.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e siga nossa Newsletter para ficar por dentro de outras novidades interessantes do setor de construção civil.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *