Blog

Fornecedores sustentáveis: 4 dicas para escolher os melhores do setor

Escolher fornecedores sustentáveis é uma pauta importante para empresas que desejam aumentar a competitividade no mercado e fidelizar consumidores. No entanto, é necessário saber que não basta apenas trazer nomes conscientes sobre o assunto para ter sucesso neste tipo de empreitada. 

O que mais conta pontos, aqui, está diretamente relacionado à avaliação das medidas extras que os prestadores de serviços desenvolvem para reduzir impactos ambientais na prática. Dessa forma, ao combinar posicionamentos positivos baseados no compromisso de operações otimizadas, fica mais simples cumprir o seu padrão de qualidade.

Quer saber mais sobre como escolher fornecedores sustentáveis? Então siga com a leitura e confira 6 dicas indispensáveis. 

1. Adote ações sustentáveis em diferentes etapas

Hoje em dia, diante de um mercado cada vez mais competitivo e consumidores exigentes em relação às práticas sustentáveis, as empresas precisam evidenciar o seu posicionamento ao mesmo tempo em que repensam todas as etapas da cadeia de suprimentos. 

Afinal de contas, de nada adianta estampar em seu site que se preocupa com atividades que prejudicam o meio ambiente e usar materiais poluentes na fabricação dos produtos ou outros tipos de itens nocivos durante o transporte logístico, por exemplo. É essencial, aqui, estudar os processos e minimizar impactos.

Este tipo de esforço salta aos olhos do mercado de maneira bastante positiva e comprova que as atitudes operacionais estão devidamente alinhadas com o posicionamento sustentável. Inclusive, em curto prazo, permite criar uma incrível rede de trabalho somente com fornecedores e parceiros imersos neste mesmo conceito. 

2. Pesquise sobre licenciamento ambiental

As empresas que não se preocupam em trabalhar com fornecedores sustentáveis tendem a enfrentar diversos danos reputacionais no segmento em que atuam. Imagine só que um prestador de serviços se declara ecologicamente responsável, mas compra matéria-prima de um fornecedor que usa mão de obra infantil ou excesso de plástico em suas embalagens

Seria um exemplo de falta de ética empresarial e compromisso com os valores pregados nas negociações, concorda? Por este motivo, se torna indispensável ir além do que os prestadores de serviços declaram verbalmente sem garantias e pesquisar sobre o status do licenciamento ambiental.

Esta modalidade de licença, que tem força de lei, não apenas garante que a empresa pode entrar em uma operação considerada sustentável em diferentes etapas como também atesta o seu conhecimento sobre as obrigações de remanejar tudo o que não estiver alinhado com a proposta de reduzir impactos negativos. 

3. Avalie a responsabilidade social e ambiental

Muito se fala sobre responsabilidade social e ambiental em todos os tipos de mercados, mas você sabe na prática o que observar na busca por fornecedores sustentáveis? A lógica, aqui, costuma ser simples e se baseia na preocupação de reduzir ao máximo o uso de recursos naturais e, consequentemente, a emissão de poluentes. 

Converse com os potenciais prestadores de serviços sobre quais são as ações adotadas para selecionar matérias-primas mais conscientes e renováveis sem impactar na qualidade dos produtos. Além disso, também é válido entender o quanto a operação de fabricação foca na redução de resíduos.

4. Consulte as certificações dos fornecedores sustentáveis

Ainda que adotar soluções sustentáveis seja uma tendência de crescimento, poucas empresas conseguem comprovar o seu compromisso com o assunto por meio de certificações. De acordo com uma pesquisa do Instituto FBS, 80% dos executivos afirmam que reconhecem a importância de questões sociais. 

No entanto, somente 20% deles realizam a gestão com base em temas presentes no selo ESG e buscam certificações relacionadas. Este tipo de selo representa a garantia de que o trabalho tem um olhar voltado para os princípios de Governança / socioambiental e faz toda a diferença na hora de fechar negócios. 

Veja a seguir outros exemplos de certificações que fornecedores sustentáveis devem apresentar:

  • Certificação FSC (Forest Stewardship Council);
  • Certificado ISO 9001;
  • Certificado ISO 14001;
  • Certificado DUNS™ Number;
  • Certificado Abrinq;
  • Certificado de Reposição Florestal.

5. Pesquise sobre o gerenciamento de recursos

O uso consciente de recursos naturais é outro fator importante na escolha de fornecedores sustentáveis. Por este motivo, avalie se a empresa disponibiliza informações de relatórios que seguem os padrões internacionais de redução de danos ambientais, como o GRI (Global Reporting Initiative).

Existe ainda o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que é obrigatório na legislação brasileira e mensura o impacto de projetos com potencial poluidor, como os trabalhos da construção civil. Além da identificação dos riscos, o documento deve apresentar também soluções emergenciais caso os apontamentos realmente aconteçam. 

Para realizar este tipo de consulta, é necessário acessar o site do órgão ambiental da região em que o prestador de serviços atua. De modo geral, o responsável pela administração das informações costuma ser o IBAMA, em âmbito federal,  ou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

6. Exija atenção com documentação

Atuar em conformidade ambiental faz a diferença na hora de se declarar como um fornecedor sustentável. E isso envolve uma série de obrigações diante das normas relacionadas com destaque para o cumprimento das exigências de documentação, como no caso da licença obrigatória no transporte e armazenamento de madeira

Trata-se, na prática, do Documento de Origem Florestal (DOF), responsável por legalizar a compra de madeira certificada e emitido por um sistema digital que integra documentos de esferas estaduais e federais. Está previsto na Lei de Proteção da Vegetação Nativa e a sua ausência gera multas altas, apreensões e até mesmo autuação por crime ambiental. 

Inclusive, em negociações com o fornecedor de madeira, priorize uma empresa que seja referência quando o assunto é gestão ambiental e trabalhe somente com estoque recorrente. Como a legislação é bastante complexa, o suporte deve ser personalizado e alinhado com as obrigações de todas as fases. 

Trabalhar somente com fornecedores sustentáveis é um divisor de águas na qualidade do seu serviço e na construção da imagem positiva da empresa de modo geral. Entretanto, é muito importante garantir também que os escolhidos sejam considerados referências no setor e realizem os processos focados em reduzir impactos ao meio ambiente e com base em políticas internas éticas e confiáveis. 

Gostou das informações do conteúdo? Então aproveite e veja também como criar um plano de compra eficiente de madeira legal e ganhar em sustentabiliudade. 

*Este texto foi atualizado em 24/11/2025 para garantir sua relevância e qualidade.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *