Você já ouviu falar da Certificação ISO 9001? Caso a resposta seja negativa, é muito importante recalcular a rota e ter atenção aos conceitos de otimização que regem o setor da construção civil. Na prática, se tratam de diversas normas criadas para certificar empresas por meio do sistema ISO (International Organization for Standardization).
Elas são responsáveis por avaliar a qualidade dos serviços prestados com base no gerenciamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De fato, não é uma tarefa simples receber este tipo de selo, porém, quando a empresa implementa os seus direcionamentos, surgem benefícios capazes de revolucionar o trabalho.
Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona a Certificação ISO 9001 e a sua interferência nos resultados da obra.
Esquema otimizado na redução de custos
As normas relacionadas à ISO 9001 focam na otimização dos processos e na redução de custos sem perder em qualidade. Isso é possível pelo incentivo ao desenvolvimento de um esquema centrado em identificar despesas desnecessárias. Entre as principais no canteiro de obras, podemos citar o excesso de retrabalho, a mão de obra desqualificada e o desperdício de materiais, recursos e tempo.
Satisfação do cliente em diferentes níveis
Além de evitar erros e desperdícios, os direcionamentos da ISO 9001 influenciam tanto na qualidade da obra quanto na satisfação dos clientes. Afinal, em todas as etapas do trabalho passa a existir o compromisso com a melhor escolha de insumos, o gerenciamento adequado de recursos e o cumprimento de prazos.
Vale destacar que obter a certificação não é uma tarefa simples e, por este motivo, as empresas que conseguem implementar as normas com eficiência são mais procuradas. O ideal é trazer estes direcionamentos aos poucos para o canteiro de obras e somente depois tentar a autenticação com foco em valor de mercado.
Padronização de serviços com a Certificação Iso 9001
Como cada obra exige uma estrutura diferente, criar padrões costuma ser um desafio e tanto. Claro que a evolução do projeto pode variar conforme diversos fatores, mas é importante usar as normas da ISO 9001 como ponto de partida na padronização dos serviços internos.
Este tipo de medida traz mais confiança aos colaboradores, pois eles conseguem se manter em atividade mesmo quando algo acontece fora do esperado. Sem contar que receber orientações adequadas sobre o formato padrão de trabalho permite gerenciar melhor o andamento de todos os setores e evitar atrasos.
Foco na internalização de melhorias contínuas
Para se destacar em um mercado exigente e concorrido como o da construção civil, todas as empresas precisam buscar melhorias contínuas conforme os desafios enfrentados. Ao seguir a aplicação das normas da Certificação 9001, este processo deve fazer parte da rotina de atuação da empresa como um princípio básico.
O grande segredo, neste caso, é acompanhar as evoluções frequentes do setor e identificar quais devem ser inseridas como investimentos. Dessa forma, fica muito mais simples usar a tecnologia de maneira inteligente, dentro de uma programação sustentável e otimizar a execução das tarefas.
Gerenciamento dos serviços terceirizados
O gerenciamento dos serviços terceirizados também é um problema durante a realização das obras. O ponto complexo acontece porque cada prestador costuma ter o seu próprio método de atuação e isso dificulta o cumprimento de prazos e a definição dos níveis de prioridades.
A partir das normas da Certificação ISO 9001, a ideia é entender quais prestadores se encaixam com as necessidades dos projetos antes de selecioná-los. É válido também ficar de olho em opções que tenham valores parecidos com a sua empresa, como a priorização da sustentabilidade.
Adoção de conceitos sustentáveis
E por falar em sustentabilidade, a Certificação ISO 9001 defende a implementação da gestão ambiental no canteiro de obras. Para isso, é indispensável calcular o uso de energia e de água durante o trabalho, criar métodos de descarte de resíduos, manter os cuidados com o solo e pesquisar sobre a origem dos insumos.
Quando se trata da utilização de madeira, então, você precisa ter atenção para que seja somente madeira certificada. Como uma estratégia focada em qualidade, conte com ajuda de uma empresa especializada no assunto, que trabalhe com itens customizados, tenha o Certificado FSC e experiência no mercado.
A Certificação ISO 9001 realmente é um marco para o trabalho da construção civil e adotar as suas normas traz uma série de benefícios. Para conseguir ser uma empresa com este selo, é necessário primeiro implementar os seus direcionamentos na rotina de trabalho e depois acionar uma certificadora para solicitar uma auditoria que, finalmente, autorize o processo.
Gostou das informações do artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que os seus seguidores também fiquem por dentro do assunto.