Investir em uma boa gestão sustentável no canteiro de obras permite usar recursos naturais de forma responsável e em alinhamento com os objetivos do projeto. Tudo acontece em um planejamento diferenciado para que a execução dos serviços não traga prejuízos pela quantidade de resíduos gerados sem o controle adequado.
Além do problema constante com excesso de resíduos, a construção civil também é um dos setores que mais utiliza energia elétrica sem nenhum tipo de conscientização. Diante disso, quando o seu trabalho cria estratégias dentro do conceito sustentável, ele ganha atenção imediata de parceiros do mercado e ainda se destaca da concorrência.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como fazer uma boa gestão sustentável no canteiro de obras. Acompanhe:
Tenha atenção com a legislação
Existe uma grande movimentação no mercado para tornar o canteiro de obras mais sustentável e isso vai além da conscientização espontânea sobre minimizar impactos ao meio ambiente. O que influencia diretamente, neste caso, são as normas direcionadas aos gestores pela legislação. Um bom exemplo disso é a implementação de 2002, da resolução de número 307, feita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que determina a inclusão obrigatória de processos sustentáveis na construção civil.
Trata-se de um documento bem completo em que são estabelecidas diretrizes, critérios e uma série de outras regras de como eliminar resíduos. Em 2010, em uma estratégia de reforço, surgiu a resolução 12.305 que foca na logística reversa e exige o recebimento de produtos no final do ciclo de vida para o descarte correto.
Veja a seguir outras normas e certificações que são essenciais no desenvolvimento de uma gestão sustentável do canteiro de obras!
LEED
É um sistema de avaliação que aborda o tema para que as construtoras tenham consciência sobre práticas limpas e tomem decisões responsáveis em relação ao meio ambiente. Além disso, também incentiva a gestão ambiental eficiente em todas as etapas do trabalho com o objetivo de evitar problemas legais a partir de uma política de compliance.
Certificado ISO 9001
O Certificado 9001 representa um padrão internacional de requisitos para que o sistema de gestão tenha qualidade e seja eficiente na organização. Sua emissão é feita pela ISO (International Organization for Standardization) e costuma ser identificada no mercado como uma forma de garantir a qualidade dos produtos e serviços das empresas.
Aposte em soluções de limpeza
Como você viu até aqui, direcionar os resíduos e ter um sistema de limpeza do canteiro de obras deve ser prioridade na gestão sustentável. Por este motivo, crie dinâmicas de conscientização aos colabores, adote hábitos positivos em diferentes etapas e siga fielmente o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).
Em seu conteúdo, este documento determina categorias para melhorar o descarte conforme as características de cada obra e dos materiais. Confira abaixo mais detalhes:
- categoria A: cimento, cerâmica, alvenaria no concreto e argamassa;
- categoria B: madeiras, papéis, vidros e diversos outros materiais recicláveis;
- categoria C: correlatos e gessos;
- Categoria D: solventes, tintas e demais materiais químicos.
Monte um planejamento focado em gestão sustentável
Para que tudo aconteça conforme o esperado e os colaboradores adotem medidas sustentáveis no canteiro de obras, o planejamento deve ser feito de forma minuciosa. Isso implica, por exemplo, em ter locais específicos de descarte, adquirir somente materiais adequados e não comprar nada além do necessário.
Outra questão indispensável, logo no início do projeto, é ir em busca do Licenciamento Ambiental. Se trata de uma autorização liberada junto ao Município, União ou Estado e sua principal intenção é evitar ao máximo que aconteça qualquer tipo de degradação ao meio ambiente durante o trabalho e após a entrega.
No entanto, é válido ressaltar que apenas um dos três órgãos deve emitir a autorização de licenciamento para não ter duplicidade no pedido. Já na solicitação pela esfera federal, o local consultado precisa ser o IBAMA. Entre as principais etapas antes de receber o documento estão processos de estudos ambientais, avaliações técnicas e de monitoramento.
Evite desperdícios
E por falar em conscientizar os colaboradores, outra questão urgente é evitar desperdícios de recursos naturais em diferentes setores da obra. Dentro deste contexto, tenha atenção especial com o uso correto da quantidade de água e do fornecimento de energia.
Como adicional, é interessante promover soluções de conforto termo acústico a partir da instalação de vidros nas janelas com películas e pintar o telhado de branco para ajudar na climatização natural dos ambientes contra danos causados pelo sol.
Agressões de chuva também são responsáveis por desgastes de produtos e maquinários e trazem uma série de retrabalhos ao cronograma. Vale, aqui, manter a fiscalização frequente de manutenção do solo e adicionar lonas protetoras.
Busque por materiais de qualidade
Os materiais usados no canteiro de obras são parte fundamental da criação de uma gestão mais sustentável. Diante disso, se preocupe com o posicionamento dos seus fornecedores em relação às práticas limpas e à proteção do meio ambiente de modo geral. Procure por uma opção de empresa que ofereça madeiras devidamente certificadas e trabalhe com um olhar voltado à ética empresarial.
Além de ser referência no mercado e ter certificados de sustentabilidade, lembre-se também de pesquisar sobre a origem das matérias-primas negociadas. O ideal é que a madeira certificada e legal seja resultado do manejo florestal feito a partir do sistema de “Exploração de Impacto Reduzido”.
Ele retira a matéria-prima da Floresta Amazônica e gira em torno de garantir uma produção de produtos florestais menos impactantes ao mesmo tempo em que incentiva a diversidade de espécies nativas, a plantação de novas árvores e serviços ecológicos essenciais.
Agora ficou claro como fazer uma boa gestão sustentável no canteiro de obras e conscientizar a sua equipe sobre a importância da redução de impactos ao meio ambiente. Cada mudança de hábito faz a diferença, mas a escolha de fornecedores que realmente tenham compromisso com o conceito e atuem com foco em qualidade se mostra como o pilar deste tipo de trabalho.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e nos siga no LinkedIn, Instagram, Facebook e WhatsApp para ficar por dentro de mais conteúdos incríveis.