Blog

Pinus tratado: conheça os benefícios e as principais aplicações!

Muito procurado por conta de sua versatilidade e facilidade de manuseio, o Pinus tratado é uma opção extremamente resistente para diversos usos na construção civil. De fato, este tipo de procedimento traz mais proteção contra agressores, como fungos e cupins, e permite contato direto com solo e água. 

Mas para aproveitar os benefícios relacionados e realizar as aplicações de maneira correta, é indispensável escolher um fornecedor experiente no mercado que trabalhe com madeira legal, certificada e tenha um estoque recorrente. Isso faz toda a diferença na identificação do método de tratamento mais eficiente e de melhor custo-benefício. 

Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo os principais usos e vantagens do Pinus tratado na construção civil. Acompanhe: 

Veja as características do Pinus tratado 

A madeira de Pinus tratado passa por um processo que a torna mais resistente a fungos e insetos, como carunchos, brocas e cupins. Ela também se destaca pela durabilidade, mesmo quando exposta com frequência ao sol e à chuva. Por apresentar uma coloração que remete ao estilo rústico, aceita facilmente a aplicação de tintas.

O que chama bastante atenção para as preferências de uso na construção civil, já que além das mudanças de cor, também pode ser colada e revestida sem nenhum tipo de alteração em suas principais características. Tudo isso com um custo considerado relativamente baixo quando comparado com outras opções disponíveis no mercado. 

Aumento da durabilidade 

Após o tratamento, esse tipo de madeira ganha durabilidade graças à impregnação com substâncias químicas que a protegem da ação de agentes biológicos diversos. Um grande diferencial, aqui, está no aumento da vida útil em áreas externas ou de contato com a umidade. 

No entanto, cuidados extras específicos, como o tipo de tratamento feito e a qualidade da matéria-prima escolhida, contribuem ainda mais para o tempo útil da madeira de Pinus sem necessidade de reparos. Quando em contato direto com o solo, a madeira tratada pode ter garantia de até 20 anos. Em ambientes internos, essa durabilidade pode chegar a 100 anos.

Aproveite a facilidade de manuseio

Vale destacar que o Pinus tratado traz mais facilidade de manuseio e se encaixa em canteiros de obras de grande extensão em que os colaboradores precisam se movimentar frequentemente. Afinal de contas, sua leveza se acentua ainda mais após o tratamento e permite cortes precisos e diferentes tipos de acabamento.

Naturalmente, o Pinus já é uma madeira macia e porosa com bastante flexibilidade na hora de entulhar, serrar ou até mesmo moldar. E, como benefício adicional aos processos de trabalho do setor, pode ser encontrada facilmente pela plantação em larga escala dentro de processos sustentáveis de manejo florestal. 

Pesquise sobre a versatilidade 

Um fator amplamente considerado na escolha do Pinus tratado é a sua versatilidade e resistência à tração. Isso faz com que o material seja indicado em situações que exigem suporte de alto peso de cargas ou curvaturas especiais. Dentro deste tipo de demanda, o Pinus é usado em forros, telhados, estruturas e materiais de revestimento. 

Outros formatos comuns de aplicação envolvem a formação de cercas rurais para a proteção de animais, ripas, andaimes, lambris, rodapés, forros, estacas e mourões. Já na área industrial, se destaca na confecção de paletes e embalagens reforçadas destinadas ao transporte de mercadorias em trajetos desafiadores. 

Entenda as diferenças entre Pinus e MDF 

A madeira de Pinus tratado se diferencia do MDF (Medium Density Fiberboard) principalmente por ser retirada das árvores de Pinus e submetida aos tratamentos focados em aumentar a sua durabilidade e resistência. Enquanto o MDF é feito a partir de resina sintética e fibras de madeira em um processo industrial. 

Se trata de uma mistura cuidadosamente prensada em altas temperaturas para formar painéis mais uniformes e compactos. Depois do resfriamento, as peças de MDF podem também receber diversos tipos de acabamentos, como o lixamento, e costumam ser integradas em decoração e marcenaria.

Conheça os principais tipos de tratamentos 

E já que estamos falando sobre Pinus tratado, torna-se indispensável explicar como funcionam os principais tipos de tratamentos usados no mercado. Com substâncias químicas, os mais comuns são o CCB (Borato de Cobre Cromatado) e o CCA (Arseniato de Cobre Cromatado).

Já o método de imersão em óleos, como no caso do óleo queimado, atua na proteção contra fungos e outros agentes agressivos. E o mais comum, especialmente na movimentação de Pinus tratado em grande escala, é o autoclave. Veja mais detalhes abaixo!

Tratamento em autoclave

O tratamento em autoclave utiliza pressão e vácuo para impregnar a madeira em conjunto com substâncias de preservação. Nesse processo, o ar é retirado das células da madeira, preparando-a para a imersão na solução preservativa.

Todas as camadas da madeira recebem o produto de maneira uniforme e, assim, ficam imunes aos fungos, carunchos, cupins e outros tipos de agentes biológicos. Outro benefício muito interessante é que o tratamento autoclave não altera em nada as características da madeira de Pinus, inclusive, em questões térmicas. 

Sustentabilidade 

O conceito sustentável se mostra indispensável na dinâmica da construção civil e a escolha do Pinus tratado ganha ainda mais benefícios por conta de sua origem como madeira de reflorestamento. É possível até mesmo encontrar opções 100% plantadas em áreas de florestas destinadas à comercialização. 

Isso significa que medidas contra o desmatamento ilegal foram devidamente seguidas em uma dinâmica autorizada e consciente. Um ponto bastante interessante capaz de garantir o abastecimento do mercado no caso do Pinus envolve o rápido crescimento de sua árvore que atinge 30 metros de altura em poucas décadas. 

Conte com um fornecedor experiente 

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios do Pinus tratado na construção civil é contar com um fornecedor de madeira legal e certificada, retirada do processo de manejo florestal, e que tenha disponibilidade de entrega imediata. Afinal, um dos principais problemas do setor está na sazonalidade da madeira durante alguns períodos. 

Em épocas de muita chuva, por exemplo, é comum que a oferta desapareça e as entregas deixem de ser recorrentes. Priorize, neste caso, um fornecedor experiente que tenha estoque durante todo o ano, não importa qual seja a situação climática. Isso garante a produtividade no canteiro de obras, a qualidade do material e o cumprimento de prazos. 

Agora você já sabe quais são as principais vantagens de usar o Pinus tratado nos trabalhos da construção civil e como escolher um bom fornecedor. O grande segredo, aqui, é apostar na versatilidade, durabilidade e facilidade de manuseio deste tipo de matéria-prima para incluí-la em diversas etapas do planejamento e ganhar em sustentabilidade e bom custo-benefício em longo prazo. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como comprar madeira legal de maneira prática e ganhar em sustentabilidade.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress