Blog

Painéis de madeira: entenda onde podem ser usados e suas vantagens!

Super em alta no mercado, os painéis de madeira se destacam na construção civil e na indústria pela versatilidade e pelos diferenciais em qualidade. De fato, eles costumam encaixar bem em todas as estruturas e substituem madeira maciça com um excelente custo-benefício.

Mas para acertar em cheio na escolha do tipo de painel conforme a necessidade de cada projeto, é preciso conhecer detalhadamente as suas funcionalidades. Com isso, fica muito mais simples criar personalizações específicas e aproveitar adicionais em sustentabilidade, conforto e beleza no design.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como os painéis de madeira podem ser usados e suas principais vantagens. Acompanhe: 

Aproveite a versatilidade e a qualidade

Um dos destaques dos painéis de madeira é a grande versatilidade de aplicações na construção civil e na indústria. O uso, aqui, vai desde revestimentos de fachadas até a formação de estruturas internas que comprovam a qualidade diferenciada do material e a proposta sustentável que atrai olhares no mercado. 

Além disso, funcionam super bem como revestimento externo por oferecer um efeito visual natural e convidativo em vários estilos. Para quem busca mais aconchego aos ambientes, os painéis de madeira também são uma ótima alternativa pela alta resistência e durabilidade que permite o encorpamento de estruturas.

Já na indústria, eles ganham uma outra conotação com o uso em embalagens, móveis, caixas e na confecção de peças para a construção civil. Podemos citar, como exemplo, as formas de concretagem usadas na hora de moldar o concreto fresco que surgem a partir de um processo bastante dinâmico baseado na maleabilidade do material.

Saiba como os painéis de madeira são fabricados 

As etapas de fabricação dos painéis de madeira costumam variar de acordo com o modelo solicitado e o tipo de revestimento que será aplicado. Porém, de maneira geral, elas são constituídas por duas etapas: a colagem inicial e a prensagem das várias camadas da madeira processada. 

Logo depois da prensagem, acontece o corte dos painéis nas dimensões e formatos específicos de cada solicitação. O passo seguinte é o acabamento que pode ser de verniz ou laminado e, por último, chegam os processos adicionais, como o entalhe que cria detalhes no design da madeira em alguns casos. 

Conheça as principais aplicações 

Como citamos no tópico acima, a versatilidade é um dos principais motivos da alta procura pelos painéis de madeira. Mas para te ajudar a tomar melhores decisões, vamos detalhar algumas formas de uso na construção civil, além das já conhecidas aplicações em estruturas, pilares, ripas, forros e similares. Veja a seguir: 

Pisos 

Costumam ser aplicados no formato de assoalhos, laminados e tacos. Sendo mais utilizadas madeiras de ipê, jatobá, cumaru e pequiá que possuem grande resistência contra cupins. 

Portas, janelas e esquadrias

Entre as madeiras mais eficientes neste tipo de processo, podemos destacar o feijó, a garapeira e o cedro por conta da resistência e das boas características de isolamento acústico e térmico. 

Decks em áreas externas

Os destaques, neste caso, são madeiras como itaúba, teca e ipê por apresentarem alta resistência e serem antiderrapantes. Ajudam a preservar a temperatura das áreas externas de forma confortável, mesmo quando existe bastante exposição solar e evitam deixar as superfícies escorregadias. 

Procure por materiais sustentáveis 

O melhor caminho na hora de escolher painéis de madeira para o seu canteiro de obras ou indústria é procurar por opções feitas com materiais sustentáveis. Priorize fornecedores que utilizam madeira legal e certificada retirada a partir de um processo de manejo florestal com etapas focadas na preservação do meio ambiente.

Dentro deste contexto, vale destacar que os painéis de madeira combinam praticidade, estética, durabilidade e sustentabilidade, que são elementos fundamentais para a entrega de um excelente trabalho. E na escolha das aplicações existe ainda muita variedade capaz de atender aos mais complexos segmentos. 

Entre os principais exemplos estão o resinado fenólico, que é utilizado em fôrmas de concreto não aparente, tapumes, canteiros de obras, embalagens, e o OSB tapume constituído por diversas tiras de madeira reflorestada orientadas perpendicularmente unidas e devidamente prensadas sob alta temperatura.

Agora você já sabe como os painéis de madeira podem ser usados e quais são as suas principais vantagens. Além da versatilidade, da qualidade e da durabilidade, eles também representam uma excelente opção para trazer mais sustentabilidade à construção civil e a indústria e, assim, agregar valor ao trabalho realizado em um mercado que cobra cada vez mais atitudes responsáveis pelo meio ambiente. 

Gostou das ideia? Então aproveite e leia também sobre 6 tipos de madeiras e os seus diferenciais na construção civil.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *