Blog

Edifícios de madeira: conheça os 5 modelos mais badalados do mundo

Os edifícios de madeira estão ganhando cada vez mais destaque na construção civil pela união de eficiência, modernidade e sustentabilidade. De fato, eles fazem parte de projetos grandiosos ao redor do mundo que impressionam pela altura, amplitude das áreas internas e o design capaz de gerar muita badalação.

Mas além do impacto visual, as funcionalidades da madeira como matéria-prima permitem ter versatilidade em diferentes perspectivas de trabalho. O que agrega valor ao resultado, traz o aumento da produtividade dos colaboradores e, de modo geral, reforça a durabilidade da obra diante de uma série de intempéries.    

Quer saber mais? Vamos mostrar no artigo abaixo 5 modelos de edifícios de madeira que são muito comentados mundo afora. Acompanhe: 

1. Ascent (EUA)

Sucesso de público em Wisconsin, nos Estados Unidos, o Ascent é uma torre de madeira maciça projetada pelo estúdio Korb + Associates Architects. Ele apresenta uma base de concreto e toda a estrutura em madeira laminada cruzada (CLT) e madeira lamelada colada (MLC). 

São mais de 25 andares, distribuídos em 86 metros de altura, que abrigam apartamentos amplos de extremo luxo e espaços comerciais. Uma curiosidade interessante é que a inauguração aconteceu no mês de julho de 2022, apenas dois anos depois do início das atividades de construção.

2. Mjøstårnet (Noruega)

Com 84,5 metros de altura, o Mjøstårnet, na Noruega, também está entre os edifícios de madeira mais altos e badalados do mundo. Construído em uma área repleta de indústria de processamento de madeira, em Brumunddal, sua estrutura é feita por colunas de MLC e o elevador com madeira lamelada cruzada.

A ousada criação, assinada por Voll Arkitekter, conta com 18 pavimentos e mais 11,3 mil metros quadrados. Por lá, os espaços são muito variados, com apartamentos de alto padrão, restaurantes, escritórios, ambientes de uso comum, um hotel e até mesmo uma piscina deslumbrante de 4,700 metros quadrados. 

3. Haunt (Holanda)

O edifício Haunt, construído em 2022, na Holanda, se tornou referência no uso de estruturas de madeira. Afinal, com uma fachada toda de vidro, atrai curiosos e estudantes de arquitetura diante dos seus 21 andares e 73 metros de altura. Os pisos e as paredes internas são de madeira lamelada cruzada com o subsolo de concreto.

Mais um diferencial interessante está no jardim projetado na cobertura com armazenamento de água da chuva e a instalação de cerca de 1.500 painéis solares que trazem um caráter sustentável ao Haunt. Inclusive, o trabalho recebeu a classificação BREEAM Outstanding, responsável por identificar práticas pioneiras contra impactos ao meio ambiente e medidas eficientes que servem como exemplo em todo o mundo. 

4.Sara Kulturhus Centre (Suécia)

Considerado um polo multicultural, o Sara Kulturhus, na Suécia, conta com hotéis, centros artísticos, spa, galeria de arte, biblioteca e um auditório de 1.200 lugares. O edifício está na província de Skelleftea e impressiona por seus 72,8 metros de altura e uma estrutura feita com madeira lamelada colada e madeira lamelada cruzada. 

Um adicional muito interessante em sustentabilidade é que o escritório responsável pela obra, chamado White Arkitekter, priorizou a não emissão de carbono em sua composição e isso vale por toda a vida útil dos ambientes. Vale citar ainda que possui um sistema pioneiro em energia renovável de grandes proporções.

5. De Karel Doorman (Holanda)

Sua estrutura foi erguida originalmente na década de 1940 com a intenção de abrigar um shopping em Roterdão, na Holanda. Após um longo período inativo, ganhou novos ares depois de um processo de reabilitação feito pelo escritório Ibelings Van Tilburg Architecten. A situação era tão complexa que, antes das mudanças, o Karel aguardava a demolição. 

No entanto, caso fosse derrubado, seria preciso retirar 15 mil toneladas de concreto, o que fez a equipe envolvida buscar novas soluções. Os números do Karel Doorman atual são impressionantes e mostram o total de 114 apartamentos com destaque para a construção híbrida de madeira e aço.

Pronto! Agora você já conhece os edifícios de madeira mais badalados do mundo e que se tornaram exemplos na área da construção civil. Como uma grande tendência do mercado atual, o uso da madeira como matéria-prima não traz apenas modernidade aos resultados, mas também é eficiente em durabilidade, sustentabilidade, conforto térmico, isolamento acústico, flexibilidade e segurança. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite para conhecer agora mesmo o site da Mart Madeiras e veja diversas soluções disponíveis para indústrias e o canteiro de obras.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *