A Arquitetura Bioclimática usa recursos de fontes naturais para proporcionar maior controle climático na atmosfera do ambiente. Pode até parecer complexo em um primeiro momento, mas se trata de um conceito simples. O que acontece, aqui, é o aproveitamento do clima predominante no local para gerar conforto térmico ao imóvel.
Em regiões mais frias, decisões estruturais e decorativas são tomadas de maneira estratégica com foco em permitir que as edificações e os espaços se mantenham aquecidos por mais tempo. Já em áreas quentes, a mesma lógica é aplicada em efeito contrário como uma alternativa na redução da sensação de calor.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é a Arquitetura Bioclimática e quais são as suas principais vantagens. Acompanhe:
Entenda o que é Arquitetura Bioclimática
Super em alta no mercado da construção civil, a Arquitetura Bioclimática reúne sustentabilidade, beleza e funcionalidade em um conceito que se baseia no clima local para trazer conforto térmico aos ambientes. Trata-se, na prática, de aproveitar a integração estética, fontes ambientais e detalhes do espaço em uma perspectiva inteligente.
Para isso, é indispensável centralizar o trabalho em dinâmicas que visam um canteiro de obras com impacto ambiental reduzido. O que, consequentemente, proporciona mais bem-estar e soluções saudáveis aos usuários da edificação no futuro por conta de sistemas inovadores, como eficiência energética e ventilação natural.
Confira os principais objetivos
Diante de clientes cada vez mais exigentes em relação às pautas ambientais, iniciativas sustentáveis se transformaram em assuntos urgentes na construção civil. E é justamente neste contexto que a Arquitetura Bioclimática se encaixa perfeitamente como um destaque para entregar soluções criativas.
Pois, além da prioridade dos espaços saudáveis e confortáveis, o conceito ainda foca em aproveitar a luz solar como fonte de aquecimento e iluminação natural, usar a vegetação estrategicamente a favor com árvores, grama e trepadeiras e incentivar a instalação de sistemas de reutilização de água.
Valorize o imóvel com técnicas especiais
Na visão estratégica durante o desenvolvimento do projeto, é preciso trabalhar com técnicas que impeçam o ambiente de ganhar ou perder calor de forma desnecessária. Diante disso, a Arquitetura Bioclimática se direciona por planejamentos personalizados que potencializam o conforto térmico.
São estratégias feitas de acordo com o clima predominante de cada região. Por exemplo, em climas mais frios, espaços amplos devem estar voltados ao sul e ter o máximo de áreas envidraçadas possíveis. Isso porque elas permitem uma boa passagem de luz natural capaz de aquecer o ambiente durante o dia.
Climas quentes
Já em locais de temperaturas quentes, a proposta bioclimática consiste em minimizar a quantidade de divisões viradas ao sul para que a entrada de sombra seja suficiente no resfriamento dos quartos. Além disso, também existe o papel da vegetação das plantas e árvores na parte externa da construção.
O motivo disso é o microclima criado por elas que traz um ambiente totalmente envolvido pela atmosfera da natureza. Vale destacar a semelhança do conceito com a famosa arquitetura sustentável que também propõe soluções capazes de trazer mais conforto e decorações criativas no dia a dia.
Busque materiais sustentáveis
E o primeiro passo para trabalhar na Arquitetura Bioclimática em conjunto com a construção civil é apostar em matérias-primas 100% sustentáveis, como a madeira legal e certificada. Ela é retirada do processo de manejo florestal que substitui de forma consciente as árvores plantadas destinadas ao comércio de madeira.
Outra questão fundamental é contar com a ajuda de um fornecedor que tenha estoque recorrente deste tipo de madeira e entrega imediata. Isso, somado ao atendimento oferecido por uma consultoria especializada considerada referência no mercado, torna muito mais simples destacar sua obra em sustentabilidade e ganhar eficiência.
Agora você já sabe o que é Arquitetura Bioclimática e quais são os objetivos de sua proposta na construção civil. O grande diferencial, em uma situação como essa, é montar o planejamento desde o início com base nos princípios do conceito e contar com ajuda especializada no fornecimento de matéria-prima sustentável. O que conta muitos pontos na aprovação do resultado e na eficiência da dinâmica.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e deixe o seu comentário no post e nos conte sobre quais técnicas da Arquitetura Bioclimática considera mais interessante.