Existem diversas práticas obrigatórias para garantir a eficiência e a segurança do transporte de madeira. Todas as etapas do processo operacional devem ser guiadas por um planejamento focado na legislação ambiental vigente e em soluções capazes de garantir agilidade.
O mais importante, neste caso, é compreender que manter o devido cuidado facilita o recebimento da matéria-prima apta ao uso e evita atrasos no andamento do trabalho. Sendo assim, separamos nos tópicos abaixo as principais dicas na hora de criar um padrão logístico de qualidade e acertar nos detalhes.
Acompanhe:
Conheça as normas do transporte de madeira
O transporte de madeira apresenta uma série de complexidades que precisam de atenção especial para garantir o sucesso da operação. A sua regulamentação é feita com base na Resolução nº 196/2006, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece uma série de boas práticas básicas de segurança.
Entre as principais estão as dimensões do tamanho da tora de madeira, o melhor tipo de transporte e descrições específicas de itens extras que tornam caminhões ou carretas aptos na hora de prestar o serviço. Uma das informações mais importantes relacionadas é a obrigatoriedade de embarcar somente toras a partir de 2,5m.
Documentação
É obrigatório ainda a emissão do documento de origem florestal. O DOF precisa ser apresentado tanto no transporte quanto no armazenamento de diversos produtos brutos ou processados. Todas as etapas devem ser feitas pelo Sistema DOF, do IBAMA, de forma completamente eletrônica.
Inclusive, a descrição dentro das normas inclui a procedência da madeira, o volume, o tipo, a origem, o destino e a rota. Em movimentações feitas por vias terrestres, é solicitado adicionalmente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) e o Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Medidas de segurança
E saiba que todo o rigor presente nas normas direcionadoras surgiram pela preocupação com a segurança deste tipo de transporte. Afinal de contas, ele acontece com a movimentação de materiais pesados e uma série de equipamentos de risco, como as guilhotinas e os tornos.
Outra prioridade é que as ações visam garantir a procedência da madeira e reduzir os problemas de segurança ao máximo. Imagine só que por falta de informação sobre as indicações obrigatórias ou negligência, uma carga de madeira se espalha pelo meio de uma estrada. A chance de resultar em um acidente grave é altíssima, concorda?
Além disso, a falta da documentação adequada da mercadoria movimentada pode gerar problemas sérios para os envolvidos, como o pagamento de multas altíssimas e até mesmo a detenção do responsável pela empresa, devido ao enquadramento na legislação em crimes ambientais.
Identifique a melhor forma de empilhamento
Uma das formas de empilhar madeira considerada mais segura é com a figura triangular. Esta técnica traz uma base composta por uma quantidade maior de toras que facilitam o equilíbrio e evitam movimentações desnecessárias pela carroceria. Assim, mesmo em curvas mais acentuadas, as chances de acidentes são reduzidas.
É importante destacar que a altura das toras não pode, em nenhuma situação, ultrapassar a altura do painel frontal do veículo de transporte. Em conjunto, durante a fase de planejamento, reserve um tempo especial para organizar a amarração das toras com cintas, cabos ou escoras.
Procure ajuda especializada
Realizar o transporte de madeira realmente não é uma tarefa simples. Existem diversas minúcias que exigem um planejamento de acordo com a legislação ambiental e uma logística eficiente para evitar danos ao material.
Por conta disso, o segredo é buscar ajuda de uma empresa especializada em fornecer madeira e que trabalhe com soluções próprias de transporte. O olhar estratégico de uma equipe experiente, se torna um diferencial também com a documentação.
Diante dos detalhes burocráticos envolvidos, a assistência completa neste setor garante uma operação com redução de impactos ambientais, dentro do conceito sustentável, livre de qualquer problema de apreensão e capaz de desenvolver um padrão interno de qualidade.
Agora você já sabe como funciona o transporte de madeira e a melhor maneira de garantir a segurança e a eficiência em todas as etapas. Vale, aqui, também ter cuidado com os processos de carga e descarga e incluí-los no planejamento em conjunto com a equipe especializada neste tipo de serviço. Como resultado, é possível colocar soluções antecipadas na prática e gerenciar os principais riscos.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e preencha o formulário para entrar em contato com a Mart Madeiras e conhecer soluções completas.





