Blog

Veja a importância da forma de concreto e como definir o modelo ideal

Usada com o objetivo de fazer moldes até que a massa ganhe consistência, a forma de concreto, muito comum na construção civil, ganha cada vez mais adeptos. De maneira geral, o seu processo costuma ser bastante semelhante ao de uma forma de bolo. Basta colocar a massa, estruturá-la e retirá-la quando estiver devidamente pronto. 

É muito importante, aqui, que os materiais escolhidos para o processo sejam de extrema qualidade e apresentem resistência de acordo com as exigências do concreto em estado fresco. Sem contar que existem diversos tipos de formas de concreto no mercado e é preciso identificar qual a mais indicada ao seu tipo de projeto. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como a forma de concreto é usada na construção civil e a dicas para escolher o modelo ideal. Acompanhe: 

Conheça a função da forma de concreto

A forma de concreto é usada na construção civil para moldar o concreto fresco e definir suas dimensões, formato e acabamento. De modo geral, são estruturas temporárias de madeira instaladas estrategicamente antes da concretagem que garantem a sustentação do material até que ele alcance a resistência ideal.

Outro ponto interessante é que para as formas de concreto se estruturarem e se sustentarem de maneira eficiente, existe a necessidade de criar um sistema de escoramentos e cimbramentos. Tudo isso com peças que sejam devidamente resistentes com o objetivo de suportarem o próprio peso, o do concreto e das cargas adicionais.

Segurança do concreto fresco 

Dentro do contexto da construção civil, as formas de concreto se destacam na aplicação de paredes, lajes, colunas e pilares. No entanto, além do papel de moldar o concreto e formatar os elementos, elas também trazem bastante segurança ao concreto fresco aplicado. 

A partir disso, fica mais simples incluir outros elementos importantes na peça, como armaduras, furos de passagem e materiais específicos de hidráulica e elétrica. O que costuma variar conforme o planejamento de cada obra é o tipo de forma de concreto usada. 

Entre os principais fatores determinantes estão as características da estrutura que deve ser construída, quantas vezes uma mesma forma precisa de reaproveitamento, local da obra, cronograma de funcionamento, disponibilidade de transporte vertical e horizontal e espaço interno para armazenamento. 

Consulte como escolher o melhor formato

Como a forma de concreto está diretamente relacionada à segurança, se torna indispensável receber uma consultoria estratégica para escolher a melhor opção de acordo com o seu projeto. As formas de madeira, por exemplo, são as mais usadas na construção civil e trazem diversas vantagens. 

Uma das principais é a possibilidade de fabricação no próprio canteiro de obras que agrega praticidade, versatilidade e personalização ao trabalho. A recomendação de uso, neste caso, tende a ser em obras de pequeno e médio porte em que a concretagem acontece poucas vezes e é dimensionada de acordo com a pressão do concreto e das cargas. 

Torne o trabalho mais sustentável 

Além da madeira, existem ainda formas de concreto em pvc, metálicas, papelão e vidro. Todas apresentam pontos fracos e fortes, porém, a madeira se destaca pela resistência, qualidade e por ser sustentável em um mercado que valoriza cada vez mais as obras que se preocupam em reduzir impactos ao meio ambiente. 

Para isso, priorize o uso de madeira legal e certificada na escolha da forma de concreto no canteiro de obras. Elas são originadas de florestas com manejo responsável em que existem técnicas ambientais conscientes criadas com a intenção de reproduzir ciclos naturais e repor material comercializado.

Agora você conhece a importância da forma de concreto na construção civil. O melhor caminho para encontrar o modelo ideal está em contar com ajuda especializada no assunto que tenha fornecimento recorrente de matéria-prima e madeira certificada de qualidade. Assim, será muito mais simples encontrar o que se encaixa com as necessidades de seu projeto e ter um canteiro de obras sustentável.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre 7 equipamentos de proteção coletiva indispensáveis no canteiro de obras.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *