O uso de madeiras serradas é muito frequente na construção civil pelas diversas vantagens que o material apresenta. De fato, para atender a agilidade e as altas exigências do canteiro de obras, as equipes precisam contar com matérias-primas multifuncionais que ofereçam qualidade e, além de tudo, estejam dentro de uma proposta sustentável.
Esta é uma questão importante no mercado atual porque agrega valor ao trabalho realizado, requer menos manutenção depois de pronto e ainda traz espaços mais aconchegantes de forma geral. Quer saber como as madeiras serradas se aplicam em tudo isso? Então confira neste artigo 7 vantagens do seu uso na construção civil.
Siga com a leitura!
1. Fácil manuseio e versatilidade
A madeira serrada é muito usada na construção civil por sua versatilidade, pois atende desde formações estruturais complexas até os mínimos acabamentos e detalhes decorativos. Além disso, aparece em bases temporárias, o que exige que tenha fácil manuseio.
A própria madeira dentro do canteiro de obras como matéria-prima já produz um volume bem menor de resíduos e isso agiliza a limpeza durante o trabalho. O que torna mais simples não apenas o manuseio como também as outras movimentações do material.
2. Alta resistência
A alta resistência é um dos destaques quando falamos em madeiras serradas. Afinal, se torna indispensável escolher uma opção durável por conta das inúmeras ameaças que podem comprometer este tipo de material ao longo do tempo. O Eucalipto, por exemplo, apresenta muita firmeza na compressão e na tração.
Por conta disso, está entre as madeiras mais usadas na construção civil, traz excelente custo-benefício e isolamento térmico e acústico. Com o adicional que conta muitos pontos que é inibir a passagem do calor. Ou seja, na prática, isso se traduz em resistência, durabilidade, custo-benefício e estabilidade dimensional.
- Durabilidade das madeiras serradas
E por falar em durabilidade, as madeiras serradas também possuem maior tolerância à flexão e uma ótima resistência mecânica ao corte com estruturas mais estáveis. Vale destacar, por exemplo, que quando passam pelo fogo, estruturas de madeira não perdem sua função estrutural.
O que significa que em casos de incêndios será possível a plena fuga da edificação. Além disso, praticamente não possui restrições em projetos da área de construção civil e pode se encaixar de forma estratégica em vários pontos de versatilidade arquitetônica, com foco tanto em conforto externo quanto interno.
4. Boa aparência ao concreto aparente
O concreto aparente ganha cada vez mais espaço em variados estilos decorativos. Ele pode ser visto em fachadas de beleza peculiar e em detalhes de interiores. Porém, construções somente no concreto não permitem reparos estruturais, como pinturas, retoques e lixamentos de maneira que aumentem a sua durabilidade.
A principal solução, aqui, é usar as madeiras serradas que podem ser facilmente cortadas conforme a necessidade de cada etapa e atuar diretamente contra a presença de fissuras e carbonatação para garantir a permeabilidade prolongada conforme o material usado nas outras áreas do projeto.
5. Valorização da madeira de Eucalipto
Como citamos anteriormente, o Eucalipto é um dos principais materiais usados na construção civil. Toda a sua valorização neste mercado acontece por ser uma opção dentro da proposta sustentável, que hoje é indispensável no canteiro de obras, e pela possibilidade de usá-lo em vários segmentos, como estruturas, portões, vigas e pergolados.
Vale destacar o amplo cultivo de Eucalipto no Brasil com foco em ações contra as ameaças sofridas por madeiras tropicais. Além disso, se trata de um tipo de madeira inserida na agricultura de exportação na categoria de alta qualidade e versatilidade por ser cultivada especialmente com fins comerciais.
Pinus
Entre as madeiras serradas mais usadas na construção civil também é interessante falarmos sobre a Pinus. Ela pode ser chamada ainda de Pinus Elliottii, Madeira de Pinheiro-Americano e Madeira de Pinheiro e se destaca pela grande flexibilidade e fácil funcionalidade.
Faz parte da proposta 100% sustentável por ter opções vindas de áreas de reposição florestal em que as madeiras são estrategicamente retiradas para vendas comerciais já com o planejamento de substituição pela plantação de novas árvores nos mesmos pontos sem nenhum tipo de dano ao meio ambiente.
6. Uso frequente em tábuas, caibros e vigas
As madeiras serradas surgem do desdobro de toras e toretes em diferentes dimensões de seções retangulares ou quadradas. Isso permite o uso frequente em tábuas, caibros e vigas na construção civil. As vigas de madeira, por exemplo, costumam ser utilizadas na formação das estruturas dos telhados para que suportem o peso e transfiram a carga até as fundações e colunas.
Já os caibros, ficam embaixo das ribas também na estrutura do telhado. Apresentam a mesma espessura das vigas e suportam telhados e o peso de outros componentes. Em situações de montagem incorreta das vigas, problemas na cobertura podem acontecer e permitir a infiltração de água na edificação.
Por último, as tábuas feitas em madeiras serradas têm o formato retangular e costumam ser usadas para a montagem de formas de andaimes e concretos. Muitas pessoas confundem com sarrafos, mas a principal diferença é que os sarrafos têm a largura bastante inferior.
7. Uso sustentável na construção civil
Adotar um conceito sustentável no canteiro de obras é uma questão inadiável tanto por chamar atenção do mercado quanto por trazer mais produtividade ao time. Dessa forma, para aproveitar os benefícios das madeiras serradas é fundamental buscar por opções sustentáveis, como o Eucalipto e a Pinus, retiradas de processos de remanejamento florestal.
O ideal é que seja madeira legal e certificada fornecida por uma empresa experiente no segmento com estoque recorrente. Assim, fica muito mais fácil agilizar todo o processo de compra, personalizar os detalhes, saber exatamente o que esperar da mercadoria solicitada, criar um planejamento em conjunto com uma assessoria e ter a certeza de que o trabalho está dentro dos padrões de qualidade.
O uso de madeiras serradas na construção civil agrega em durabilidade, eficiência e sustentabilidade que é indispensável para projetos de destaque no setor. Mas para que tudo aconteça conforme o esperado, conte com ajuda especializada de fornecedores confiáveis que oferecem matéria-prima a pronta entrega e atendem de forma personalizada conforme as necessidades do seu canteiro de obras.
Gostou das informações do artigo? Então acesse agora mesmo o site da Mart Madeiras e conheça os serviços disponíveis para construção civil e indústria.