Encontrar boas opções de madeiras resistentes na construção civil costuma ser desafiador pela dificuldade de trabalhar com este tipo de material. Ou seja, quanto maior a densidade da madeira, mais complexo será para a equipe envolvida estruturar as peças conforme as exigências solicitadas no projeto.
Em alguns casos, inclusive, pode ser preciso usar ferramentas adicionais para conseguir manusear adequadamente o material e isso impacta no prazo estipulado inicialmente. Dessa forma, o melhor dos cenários, é identificar algo que entregue durabilidade, mas que ao mesmo tempo não torne a dinâmica da obra tão complicada.
Para te ajudar nessa missão, separamos nos tópicos abaixo 5 opções de madeiras resistentes mais usadas na construção civil. Acompanhe:
1. Ipê
A madeira de Ipê é uma das mais procuradas quando o projeto exige resistência por ser pesada e dura. Diante disso, para garantir a boa trabalhabilidade, se torna indispensável oferecer ferramentas extras na hora de manuseá-las de forma adequada.
Costuma apresentar alta durabilidade e baixos índices de apodrecimento. O que permite ser tranquilamente aplicada em áreas externas expostas à umidade e em camadas estruturais, como decks, assoalhos, caibros, vigas e pontes.
2. Cumaru
Já o Cumaru se destaca pela resistência natural ao ataque de fungos, cupins e outros agentes agressores. É uma madeira de alta densidade, muito bonita e de trabalhabilidade dura também indicada para uso em locais externos.
Entre as principais aplicações estão postes, piscinas, decks, vigas, escadas e pisos. Tem a tonalidade avermelhada e um brilho sofisticado, o que a torna ainda bastante procurada em trabalhos de esculturas, molduras e elementos decorativos.
3. Peroba-Rosa
Diferente das outras opções da lista, a Peroba-Rosa tem resistência considerada média aos ataques de cupins e fungos. Por este motivo, é uma madeira mais fácil de trabalhar na construção civil e após tratamento adquire baixa permeabilidade.
O que faz com que seja usada com frequência em áreas externas e acabamentos em pergolados, telhados, móveis e assoalhos. É retirada de uma árvore nativa da Mata Atlântica e apresenta coloração que vai do amarelo rosado até o rosa avermelhado.
4. Itaúba
Itaúba é uma madeira muito resistente tanto aos ataques de cupins e fungos quanto às possíveis intempéries. Além da alta durabilidade, também traz uma excelente resistência mecânica, o que faz com que seja muito procurada na construção civil.
Assim que é cortada, apresenta coloração de um amarelo levemente esverdeado. Depois disso, se torna parda e pode até mesmo chegar a ser castanho-escuro. É pesada e dura, porém, quando aplicada corretamente proporciona um acabamento impecável.
Suas principais aplicações são em vigas, ripas, tábuas para assoalhos, janelas, arcos de portas e caibros. Mas, por conta da beleza do acabamento, também se destaca na construção naval e em implementos agrícolas.
5. Pinus e Eucalipto
As madeiras de Pinus e Eucalipto representam uma combinação valiosa de bom custo-benefício, durabilidade, versatilidade e sustentabilidade. Afinal, mesmo com a alta resistência são consideradas de boa trabalhabilidade e apresentam características particulares interessantes às necessidades da construção civil.
O Pinus, por exemplo, é mais leve e simples de trabalhar do que o Eucalipto. Isso faz com que seja uma opção para projetos que exigem agilidade no canteiro de obras e se encaixa na aplicação de estruturas externas, internas, decoração e na fabricação de móveis. Já o Eucalipto tem alta densidade e é ideal para estruturas de edifícios, vigas e postes.
Um dos principais diferenciais é a possibilidade de encontrar Pinus e Eucalipto provenientes de manejo florestal responsável. O que significa que são madeiras legais, certificadas e que não contribuíram para o desmatamento ambiental como é tão importante na segmentação atual do mercado.
Agora ficou claro quais são as madeiras resistentes mais usadas na construção civil. Além de identificar o que se encaixa com as necessidades do seu projeto, se torna indispensável contar com um fornecedor experiente que tenha estoque recorrente e atendimento personalizado. Assim, fica mais simples cumprir os prazos, encontrar o melhor custo-benefício e criar um padrão de qualidade.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que os seus seguidores e colegas de trabalho também conheçam as madeiras resistentes mais usadas na construção civil.