Blog

Conheça 5 aplicações do Painel de Pinus e ganhe em sustentabilidade!

O Painel de Pinus é uma opção extremamente versátil e resistente para aplicações na indústria e na construção civil. De fato, ao optar por trabalhar com este tipo de peça, é possível ganhar em agilidade, segurança e personalizações que vão desde estruturas temporárias até o desenvolvimento de embalagens. 

Para acertar na escolha, no entanto, vale contar com ajuda de um fornecedor de madeiras que trabalhe com estoque recorrente, suporte completo e itens legais e certificados. Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo 5 aplicações frequentes do Painel de Pinus para ganhar em sustentabilidade e eficiência. 

Acompanhe: 

1. Aplicações temporárias do Painel de Pinus 

Um dos principais usos do Painel de Pinus envolve as aplicações temporárias da construção civil. Isso acontece por conta da leveza do material, da facilidade de manuseio e do excelente custo-benefício diante dos mais variados tipos de projetos. 

Em Tapumes e barreiras, por exemplo, ele garante a segurança e a delimitação das áreas que não podem ser acessadas por pessoas de fora da equipe. Cortes de Pinus também se enquadram em andaimes e plataformas secundárias personalizadas.

2. Formas de concreto

O Painel de Pinus funciona como material para a confecção de formas ou caixarias temporárias usadas na moldagem de concreto. É justamente a sua aplicação que possibilita criar a estrutura perfeita que segura o concreto líquido até que ele passe pelo processo de endurecimento e adquira resistência. 

Acontecem cortes no painel e as peças são unidas para que se forme o molde exato do concreto desejado. O processo de montagem, aqui, envolve sarrafos e cabos que reforçam e travam a estrutura com a garantia de que a forma vai suportar a pressão do concreto fresco. 

3. Revestimentos

Considerado também uma opção bastante versátil e econômica para revestimentos, o Painel de Pínus se encaixa em ambientes internos de diversas formas. Quando existe o tratamento adequado, pode ser aplicado em áreas externas, como fachadas e varandas. 

É essencial, no entanto, garantir que a madeira esteja com umidade inferior à 15% antes de iniciar a instalação. Isso ajuda a evitar empenamentos e outros tipos de defeitos que comprometem a sua durabilidade e beleza do acabamento. 

4. Embalagens 

Em embalagens industriais, de movimentações da construção civil e do comércio exterior, o painel de pinus é usado com foco em garantir resistência e durabilidade. Por exemplo, produtos de tamanhos irregulares e que passam por um longo trajeto até o destino, devem ser protegidos por caixas capazes de conter intempéries climáticas, condições extremas e choques inesperados.

5. Caixotes e pallets

Já os caixotes e pallets oferecem todos os benefícios das aplicações do Painel de Pinus como matéria-prima com o adicional de ter operações mais personalizadas. Os pallets suportam cargas extremamente pesadas e facilitam o manuseio logístico.

Enquanto os caixotes permitem esquemas rápidos de fabricação em vários tamanhos. O que facilita os tratamentos necessários para os processos de exportação e a conformidade com as regulamentações. 

As aplicações do Painel de Pinus são muito variadas e se encaixam com projetos que exigem resistência, versatilidade e sustentabilidade. O mais importante, aqui, é buscar por um fornecedor de madeira legal e certificada que tenha estoque recorrente, ofereça suporte completo, seja referência no mercado e cumpra com todas as questões ambientais relacionadas. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e nos siga no Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp para ficar por dentro de outras novidades sobre o assunto.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *