Blog

Madeira sob medida: saiba o que considerar para acertar na compra!

Trabalhar com madeira sob medida é um diferencial e tanto na hora de otimizar tempo, reduzir desperdícios e aumentar níveis de segurança. Afinal de contas, peças personalizadas impedem que a equipe fique travada em desafios estruturais comuns em projetos de dimensões complexas. 

Outra questão envolve a agilidade na resolução de burocracias e obrigatoriedades ligadas à legislação ambiental. Em algumas situações, elas são desconhecidas ou até mesmo negligenciadas, e podem causar uma série de problemas capazes de atrasar as entregas do trabalho e comprometer a imagem no mercado. 

Quer saber mais? Separamos nos tópicos abaixo dicas certeiras de como comprar madeira sob medida! Acompanhe.

Saiba quando buscar madeira sob medida

O corte de madeira sob medida oferece mais eficiência, qualidade e durabilidade para os projetos da construção civil e da indústria de modo geral. Na prática, este tipo de técnica permite desenvolver peças com dimensões e formatos que se encaixam perfeitamente até mesmo nas demandas mais complexas. 

Um dos principais motivos da procura por madeira sob medida acontece quando é preciso reduzir custos no orçamento, contribuir com o meio ambiente e ainda garantir a boa trabalhabilidade. Vale destacar que cortes precisos evitam defeitos de diferentes origens, como farpas e rebarbas, o que resulta em acabamentos impecáveis. 

Veja abaixo exemplos de usos recorrentes de madeira sob medida: 

  • projetos da construção civil mais complexos e inovadores;
  • estruturas de madeira que precisam de formatos especiais;
  • construção modular e pré-fabricada;
  • restaurações de peças antigas;
  • itens de segurança em obras temporárias;
  • composições de peças para indústria naval, automotiva e de brinquedos;
  • fabricação de embalagens especiais.

Defina prioridades para o serviço 

Uma das características mais importantes da madeira sob medida é a possibilidade de trabalhar com vários formatos. No entanto, apesar de representar uma grande vantagem na maioria dos casos, isso exige o dobro de cautela nas avaliações porque equívocos nas medidas e em outras especificações podem tornar as peças inutilizáveis. 

Um dos diferenciais, neste caso, é definir logo no início do planejamento quais são as prioridades do projeto e o que a madeira sob medida precisa oferecer. O que influencia diretamente no tipo de madeira que será escolhido, seus diferenciais em resistência, exigências de acabamentos, dimensões, entre outros. 

Pontue as necessidades da operação 

De acordo com a localização da obra ou dos riscos identificados na indústria, será preciso pontuar as necessidades inegociáveis de cada operação. Este tipo de medida permite escolher com eficiência a madeira e direcionar junto com os fornecedores dimensões, precisão do corte e outros tratamentos adicionais. 

Por exemplo, para vigas, pilares e estruturas de segurança, o mais indicado são peças de madeira de alta resistência mecânica contra ações de compressão e flexão. Já no caso de móveis, o foco se volta para questões estéticas, tolerância aos riscos e pequenos impactos que podem ocorrer no dia a dia. 

Em áreas externas, a situação ganha ares mais complexos porque alguns fatores interferem diretamente nos resultados. É preciso, aqui, avaliar previamente o nível de umidade que a madeira ficará submetida, os níveis de resistência às intempéries, insetos e fungos. Isso evita que a peça passe por empenamentos e inchaços depois de instalada. 

Peças de madeira mais usadas

Quando uma peça sob medida é solicitada na construção civil, existe uma estratégia dentro do sistema de trabalho que precisa ser atendida com o máximo de segurança e qualidade. Diante disso, os itens ajudam a otimizar os prazos por, justamente, evitarem os temidos retrabalhos. 

Entre as peças mais usadas neste formato se destacam opções estruturais que exigem resistência. Podemos citar, aqui, vigas, pontaletes, caibros e sarrafos. Além disso, peças de sistemas de proteção coletivas e painéis de madeira agregam muito valor quando entram na dinâmica de personalização. 

Pinus e Eucalipto 

As madeiras de Pinus e Eucalipto atuam muito bem sob medida. Ambas apresentam características interessantes aos canteiros de obras e costumam ser bastante acessíveis no mercado de maneira geral. São versáteis, resultam de cultivo sustentável e respondem rapidamente aos tratamentos adicionais. 

Porém, existem diferenças significativas que precisam ser consideradas no momento da escolha de acordo com as exigências de cada projeto. O Eucalipto é mais indicado para peças que precisam suportar estruturas pesadas por conta de sua alta densidade e resistência às intempéries, pragas e outras agressões. 

Enquanto o Pinus, por sua vez, traz baixa densidade, tem excelente custo-benefício e é muito fácil de trabalhar dentro da dinâmica da indústria e da construção civil. Sua durabilidade pode variar conforme o tipo de peça solicitada, o que exige a consultoria de uma equipe especializada para garantir bons resultados. 

Aposte no conceito Tailor Made 

O conceito Tailor Made é um excelente aliado na hora de definir a produção da madeira sob medida para o seu projeto. Este tipo de trabalho acontece a partir de uma verdadeira força-tarefa entre o contratante, o time de engenharia estratégica do fornecedor, consultores de vendas e gestores das etapas logísticas. 

Analisar os cortes da madeira conforme os direcionamentos do Tailor Made, inclusive, permite trabalhar com testes prévios que se ajustam conforme os desafios da operação. Ou seja, uma boa comunicação alinhada à coleta de dados cria altos padrões de qualidade capazes de impressionar até mesmo os clientes mais exigentes. 

Busque uma equipe experiente 

Antes de finalizar a compra de madeira sob medida, existe a necessidade de aparar as arestas com o fornecedor. Com isso, priorize o trabalho com uma equipe experiente tanto nos detalhes relacionados ao material quanto em toda a parte burocrática que apresenta uma série de complexidades. 

Em uma estratégia personalizada e simplificada, o processo de compra é agilizado e permite receber os produtos com segurança de preços e condições fixas. Sem contar o diferencial do estoque recorrente que disponibiliza madeiras à pronta entrega, mesmo em épocas de sazonalidade do mercado. 

Agora você já sabe como comprar madeira sob medida e o que priorizar para agilizar os processos burocráticos. Vale destacar que a logística de entrega também precisa ser definida com antecedência para evitar danos no transporte, problemas de armazenamento e dificuldades com a fiscalização. O que torna o suporte de uma empresa experiente no setor ainda mais valioso em diferentes pontos. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e visite agora mesmo o site da Mart Madeiras para conhecer soluções personalizadas para a compra de peças sob medida

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *